Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

Power BI - Dicas de Visuais - HeatMap - Mapa de Calor

Olá seus match da Jennifer no tinder.

Hoje queria falar para vocês que gostam de usar mapas com cidades, municípios, ceps e etc, como criar um mapa de Calor Usando o HEATMAP que é um custom visual disponível gratuitamente no marketplace.

Mas antes de começarmos porque você não vai la no meu canal do youtube e se inscreve para ver muitos vídeos legais sobre Power BI, vai lá não vai levar nem 10 segundos.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Para o nosso exemplo eu vou usar a população brasileira estimada em 2018 retirada da API Sidra do IBGE que você pode conferir nesse site link https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579 .

Os arquivos desse artigo estão disponíveis AQUI e AQUI

Para baixar o visual você vai na sua área de visuais personalizados nos 3 pontinhos que ficam la no final, clicar e no menu clicar em "importar do marketplace" e lá no campo de busca procura por heatmap que vai te trazer como primeira opção. Encontrou? Clica no botãozinho amarelo e espera adicionar que vai dar certo.



E seu quadro de visuais vai contar agora com esse novo inquilino, o heatmap.

Então vamos clicar nele e criar o visual que a gente está aqui é para fazer mapa e não conversar besteira no meio da rua.

No meu caso como quero um mapa bem grande eu expandi todo para o tamanho da tela.




Você vai verificar que ele tem 5 grupos possíveis de dados:

Location(ID) - Localização como Bairro, Cidade, País, Localidade e etc.

Latitude e Longitude - Se você tiver esses dados, com certeza seu visual terá muito mais assertividade, você pode usar talvez a API do google para trazer esses dados pela Localização, mas isso é assunto para outro artigo.

Value - Valor que você quer utilizar como variável para a coloração do mapa de calor.

Group - Forma de criar agrupamentos e depois lá nas opções filtrar ou não determinadas categorias.

Primeiro antes de iniciar a lançar os dados nos campos temos que preparar os nossos dados. Precisamos alterar a Categoria de dados do campo Municípios, selecionando a coluna municípios na tabela e no menu Modelagem na área Propriedades, alterar a categoria de dados. Nesse caso vamos utilizar a categoria LOCAL.




Agora sim vamos começar a lançar os dados nos mapas.

Coluna "Município" eu informei em Location (ID), em Value coloquei "População" e em Grupo Coloquei ano. Também para "agilizar as coisas", criei um filtro de página e filtrei somente ano 2018.




Temos então o início do nosso heatmap.

Notem que apenas municípios com maior população estão sendo "coloridos".

Isso ocorre porque por padrão o HeatMap cria uma escala por conta própria e pode acabar não mostrando alguns valores. Essa escala está representada alí no canto superior direito do nosso mapa.




Você pode perceber então na escala criada o menor valor é 2.51M ou 2.510.000 habitantes e sabemos que existem municípios com uma quantidade bem menor que isso correto? Então como corrigir? Mudando a escala.

Vamos lá no rolinho, no item "Contour Map" e habilitar a opção specify.




Com ela habilitada o poderemos então agora criar valores "personalizados" para nossa escala.

Será habilitado então a opção "Measure" e os Level's, que por padrão são 5.

Em Measure vamos escolher "Absolute Value" porque queremos  em cada Level escolher um valor absoluto para coloração do heatmap.

No meu exemplo no Level1 coloquei 15MI, Level2 10MI, Level3 1MI, Level4 100K e Level5 20K.




E então temos nosso HeatMap finalizado e belíssimo.




Explore o menu de opções que há muitas outras coisas interessantes a descobrir.

E por hoje é só, grande abraço e até a próxima.

Comentários

  1. Que excelente artigo, eu consegui criar meu visual, ficou ótimo, mas ele não ficou animado, sabe como se faz para animar?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    É possível alterar o mapa fonte? Ex. Utilizar o Google maps?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pod...

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês? Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI. Antes também gostaria de te fazer dois convites: O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa), https://youtube.com/rafaelmendonca Dados os recados vamos para nosso problema... 1) Seu dia amanheceu assim... Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação: Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"? Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou. 2) Verificando a Opção Desabilitada... A partir daqui ...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...