Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

Power BI - Dicas de Visuais - HeatMap - Mapa de Calor

Olá seus match da Jennifer no tinder.

Hoje queria falar para vocês que gostam de usar mapas com cidades, municípios, ceps e etc, como criar um mapa de Calor Usando o HEATMAP que é um custom visual disponível gratuitamente no marketplace.

Mas antes de começarmos porque você não vai la no meu canal do youtube e se inscreve para ver muitos vídeos legais sobre Power BI, vai lá não vai levar nem 10 segundos.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Para o nosso exemplo eu vou usar a população brasileira estimada em 2018 retirada da API Sidra do IBGE que você pode conferir nesse site link https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579 .

Os arquivos desse artigo estão disponíveis AQUI e AQUI

Para baixar o visual você vai na sua área de visuais personalizados nos 3 pontinhos que ficam la no final, clicar e no menu clicar em "importar do marketplace" e lá no campo de busca procura por heatmap que vai te trazer como primeira opção. Encontrou? Clica no botãozinho amarelo e espera adicionar que vai dar certo.



E seu quadro de visuais vai contar agora com esse novo inquilino, o heatmap.

Então vamos clicar nele e criar o visual que a gente está aqui é para fazer mapa e não conversar besteira no meio da rua.

No meu caso como quero um mapa bem grande eu expandi todo para o tamanho da tela.




Você vai verificar que ele tem 5 grupos possíveis de dados:

Location(ID) - Localização como Bairro, Cidade, País, Localidade e etc.

Latitude e Longitude - Se você tiver esses dados, com certeza seu visual terá muito mais assertividade, você pode usar talvez a API do google para trazer esses dados pela Localização, mas isso é assunto para outro artigo.

Value - Valor que você quer utilizar como variável para a coloração do mapa de calor.

Group - Forma de criar agrupamentos e depois lá nas opções filtrar ou não determinadas categorias.

Primeiro antes de iniciar a lançar os dados nos campos temos que preparar os nossos dados. Precisamos alterar a Categoria de dados do campo Municípios, selecionando a coluna municípios na tabela e no menu Modelagem na área Propriedades, alterar a categoria de dados. Nesse caso vamos utilizar a categoria LOCAL.




Agora sim vamos começar a lançar os dados nos mapas.

Coluna "Município" eu informei em Location (ID), em Value coloquei "População" e em Grupo Coloquei ano. Também para "agilizar as coisas", criei um filtro de página e filtrei somente ano 2018.




Temos então o início do nosso heatmap.

Notem que apenas municípios com maior população estão sendo "coloridos".

Isso ocorre porque por padrão o HeatMap cria uma escala por conta própria e pode acabar não mostrando alguns valores. Essa escala está representada alí no canto superior direito do nosso mapa.




Você pode perceber então na escala criada o menor valor é 2.51M ou 2.510.000 habitantes e sabemos que existem municípios com uma quantidade bem menor que isso correto? Então como corrigir? Mudando a escala.

Vamos lá no rolinho, no item "Contour Map" e habilitar a opção specify.




Com ela habilitada o poderemos então agora criar valores "personalizados" para nossa escala.

Será habilitado então a opção "Measure" e os Level's, que por padrão são 5.

Em Measure vamos escolher "Absolute Value" porque queremos  em cada Level escolher um valor absoluto para coloração do heatmap.

No meu exemplo no Level1 coloquei 15MI, Level2 10MI, Level3 1MI, Level4 100K e Level5 20K.




E então temos nosso HeatMap finalizado e belíssimo.




Explore o menu de opções que há muitas outras coisas interessantes a descobrir.

E por hoje é só, grande abraço e até a próxima.

Comentários

  1. Que excelente artigo, eu consegui criar meu visual, ficou ótimo, mas ele não ficou animado, sabe como se faz para animar?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    É possível alterar o mapa fonte? Ex. Utilizar o Google maps?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas