Pular para o conteúdo principal

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

Power BI - Dicas de Visuais - HeatMap - Mapa de Calor

Olá seus match da Jennifer no tinder.

Hoje queria falar para vocês que gostam de usar mapas com cidades, municípios, ceps e etc, como criar um mapa de Calor Usando o HEATMAP que é um custom visual disponível gratuitamente no marketplace.

Mas antes de começarmos porque você não vai la no meu canal do youtube e se inscreve para ver muitos vídeos legais sobre Power BI, vai lá não vai levar nem 10 segundos.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Para o nosso exemplo eu vou usar a população brasileira estimada em 2018 retirada da API Sidra do IBGE que você pode conferir nesse site link https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579 .

Os arquivos desse artigo estão disponíveis AQUI e AQUI

Para baixar o visual você vai na sua área de visuais personalizados nos 3 pontinhos que ficam la no final, clicar e no menu clicar em "importar do marketplace" e lá no campo de busca procura por heatmap que vai te trazer como primeira opção. Encontrou? Clica no botãozinho amarelo e espera adicionar que vai dar certo.



E seu quadro de visuais vai contar agora com esse novo inquilino, o heatmap.

Então vamos clicar nele e criar o visual que a gente está aqui é para fazer mapa e não conversar besteira no meio da rua.

No meu caso como quero um mapa bem grande eu expandi todo para o tamanho da tela.




Você vai verificar que ele tem 5 grupos possíveis de dados:

Location(ID) - Localização como Bairro, Cidade, País, Localidade e etc.

Latitude e Longitude - Se você tiver esses dados, com certeza seu visual terá muito mais assertividade, você pode usar talvez a API do google para trazer esses dados pela Localização, mas isso é assunto para outro artigo.

Value - Valor que você quer utilizar como variável para a coloração do mapa de calor.

Group - Forma de criar agrupamentos e depois lá nas opções filtrar ou não determinadas categorias.

Primeiro antes de iniciar a lançar os dados nos campos temos que preparar os nossos dados. Precisamos alterar a Categoria de dados do campo Municípios, selecionando a coluna municípios na tabela e no menu Modelagem na área Propriedades, alterar a categoria de dados. Nesse caso vamos utilizar a categoria LOCAL.




Agora sim vamos começar a lançar os dados nos mapas.

Coluna "Município" eu informei em Location (ID), em Value coloquei "População" e em Grupo Coloquei ano. Também para "agilizar as coisas", criei um filtro de página e filtrei somente ano 2018.




Temos então o início do nosso heatmap.

Notem que apenas municípios com maior população estão sendo "coloridos".

Isso ocorre porque por padrão o HeatMap cria uma escala por conta própria e pode acabar não mostrando alguns valores. Essa escala está representada alí no canto superior direito do nosso mapa.




Você pode perceber então na escala criada o menor valor é 2.51M ou 2.510.000 habitantes e sabemos que existem municípios com uma quantidade bem menor que isso correto? Então como corrigir? Mudando a escala.

Vamos lá no rolinho, no item "Contour Map" e habilitar a opção specify.




Com ela habilitada o poderemos então agora criar valores "personalizados" para nossa escala.

Será habilitado então a opção "Measure" e os Level's, que por padrão são 5.

Em Measure vamos escolher "Absolute Value" porque queremos  em cada Level escolher um valor absoluto para coloração do heatmap.

No meu exemplo no Level1 coloquei 15MI, Level2 10MI, Level3 1MI, Level4 100K e Level5 20K.




E então temos nosso HeatMap finalizado e belíssimo.




Explore o menu de opções que há muitas outras coisas interessantes a descobrir.

E por hoje é só, grande abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Links Públicos do Power BI] Você ainda os utiliza? Bem... cuidado...

O título pode parecer um pouco "sensacionalista" mas não era a intenção, ou talvez era sei lá... mas o fato é que Links públicos ainda são MUITO utilizados não só para o seu uso devido que é o compartilhamento de informações que são de fato públicas, para criação de portfólio e etc, essas são excelentes formas de utilizar esse cara.

Mas o problema vem quando utilizamos links públicos para compartilhamento de informações ou sigilosas da empresa o que pode levar à sua demissão ou informações sensíveis de terceiros que por padrão NEM DEVERIAM ESTAR NO SEU RELATÓRIO, por conta da nossa querida LGPD que uma hora ou outra entrará em vigor.

E se você quer uma consultoria em Power BI e a Melhor do Brasil em POWER BI EMBEDDED "chama nois" em [email protected]

Então temos o velho argumento, se eu não compartilhar com ninguém ou só compartilhar com pessoas da minha empresa e pedir para não compartilhar com ninguém (você é bem ingênuo né?) não tem como vazar.

Será????
Sim pode …

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/ e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/ , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse vídeo antes de seguir l…

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX

Olá moçada tudo bem?
Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso).
Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX.
Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português).
Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro.
Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel)




Nossos objetivos serão:
- Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com valor de venda igual a R$ 1Mi. - Encontrar qual o veículo ve…