Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power BI - Dicas de Visuais - HeatMap - Mapa de Calor

Olá seus match da Jennifer no tinder.

Hoje queria falar para vocês que gostam de usar mapas com cidades, municípios, ceps e etc, como criar um mapa de Calor Usando o HEATMAP que é um custom visual disponível gratuitamente no marketplace.

Mas antes de começarmos porque você não vai la no meu canal do youtube e se inscreve para ver muitos vídeos legais sobre Power BI, vai lá não vai levar nem 10 segundos.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Para o nosso exemplo eu vou usar a população brasileira estimada em 2018 retirada da API Sidra do IBGE que você pode conferir nesse site link https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579 .

Os arquivos desse artigo estão disponíveis AQUI e AQUI

Para baixar o visual você vai na sua área de visuais personalizados nos 3 pontinhos que ficam la no final, clicar e no menu clicar em "importar do marketplace" e lá no campo de busca procura por heatmap que vai te trazer como primeira opção. Encontrou? Clica no botãozinho amarelo e espera adicionar que vai dar certo.



E seu quadro de visuais vai contar agora com esse novo inquilino, o heatmap.

Então vamos clicar nele e criar o visual que a gente está aqui é para fazer mapa e não conversar besteira no meio da rua.

No meu caso como quero um mapa bem grande eu expandi todo para o tamanho da tela.




Você vai verificar que ele tem 5 grupos possíveis de dados:

Location(ID) - Localização como Bairro, Cidade, País, Localidade e etc.

Latitude e Longitude - Se você tiver esses dados, com certeza seu visual terá muito mais assertividade, você pode usar talvez a API do google para trazer esses dados pela Localização, mas isso é assunto para outro artigo.

Value - Valor que você quer utilizar como variável para a coloração do mapa de calor.

Group - Forma de criar agrupamentos e depois lá nas opções filtrar ou não determinadas categorias.

Primeiro antes de iniciar a lançar os dados nos campos temos que preparar os nossos dados. Precisamos alterar a Categoria de dados do campo Municípios, selecionando a coluna municípios na tabela e no menu Modelagem na área Propriedades, alterar a categoria de dados. Nesse caso vamos utilizar a categoria LOCAL.




Agora sim vamos começar a lançar os dados nos mapas.

Coluna "Município" eu informei em Location (ID), em Value coloquei "População" e em Grupo Coloquei ano. Também para "agilizar as coisas", criei um filtro de página e filtrei somente ano 2018.




Temos então o início do nosso heatmap.

Notem que apenas municípios com maior população estão sendo "coloridos".

Isso ocorre porque por padrão o HeatMap cria uma escala por conta própria e pode acabar não mostrando alguns valores. Essa escala está representada alí no canto superior direito do nosso mapa.




Você pode perceber então na escala criada o menor valor é 2.51M ou 2.510.000 habitantes e sabemos que existem municípios com uma quantidade bem menor que isso correto? Então como corrigir? Mudando a escala.

Vamos lá no rolinho, no item "Contour Map" e habilitar a opção specify.




Com ela habilitada o poderemos então agora criar valores "personalizados" para nossa escala.

Será habilitado então a opção "Measure" e os Level's, que por padrão são 5.

Em Measure vamos escolher "Absolute Value" porque queremos  em cada Level escolher um valor absoluto para coloração do heatmap.

No meu exemplo no Level1 coloquei 15MI, Level2 10MI, Level3 1MI, Level4 100K e Level5 20K.




E então temos nosso HeatMap finalizado e belíssimo.




Explore o menu de opções que há muitas outras coisas interessantes a descobrir.

E por hoje é só, grande abraço e até a próxima.

Comentários

  1. Que excelente artigo, eu consegui criar meu visual, ficou ótimo, mas ele não ficou animado, sabe como se faz para animar?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    É possível alterar o mapa fonte? Ex. Utilizar o Google maps?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu