Pular para o conteúdo principal

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função



Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal.

Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo




Opções e Configurações e depois Opções


Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global

E altere a opção que está Recomendado para Usar separador do DAX Localizado
Vai ser solicitado que você feche e abra o Power BI Desktop para que as alterações surtam efeitos.

Na prática o que isso altera é a forma como escrevemos nossas funções pensando sempre no padrão internacional utilizado, eu particularmente prefiro utilizar dessa forma que agora está como padrão.

Essa atualização e muitas outras que vieram no Mês de Maio de 2020 você pode acompanhar na nossa live que rolou dia 19/05 e está disponível no canal Planilheiros Brasil no vídeo abaixo:


Deixa ai nos comentários como você prefere. 

Grande abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Links Públicos do Power BI] Você ainda os utiliza? Bem... cuidado...

O título pode parecer um pouco "sensacionalista" mas não era a intenção, ou talvez era sei lá... mas o fato é que Links públicos ainda são MUITO utilizados não só para o seu uso devido que é o compartilhamento de informações que são de fato públicas, para criação de portfólio e etc, essas são excelentes formas de utilizar esse cara.

Mas o problema vem quando utilizamos links públicos para compartilhamento de informações ou sigilosas da empresa o que pode levar à sua demissão ou informações sensíveis de terceiros que por padrão NEM DEVERIAM ESTAR NO SEU RELATÓRIO, por conta da nossa querida LGPD que uma hora ou outra entrará em vigor.

E se você quer uma consultoria em Power BI e a Melhor do Brasil em POWER BI EMBEDDED "chama nois" em [email protected]

Então temos o velho argumento, se eu não compartilhar com ninguém ou só compartilhar com pessoas da minha empresa e pedir para não compartilhar com ninguém (você é bem ingênuo né?) não tem como vazar.

Será????
Sim pode …

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX

Olá moçada tudo bem?
Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso).
Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX.
Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português).
Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro.
Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel)




Nossos objetivos serão:
- Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com valor de venda igual a R$ 1Mi. - Encontrar qual o veículo ve…

Power BI - Colocando sua dCalendario em "Ordem"

Power BI - Colocando sua dCalendario em "Ordem"
Olá Princesas e Princesos.

Hoje iremos brincar, novamente, com dCalendario.

É um assunto legal, uma estrutura praticamente obrigatória, então vamos explora-la ainda mais.

Se você já entende o conceito de ordenar as linhas da coluna da dCalendário de forma a ficar sempre tudo na ORDEM crescente ou DECRESCENTE de Datas, Meses, Anos, Semanas, e etc esse artigo pode ser um tanto quanto boring pra você, então aconselho a procurar outro meio de vida.

MAS ANTES... adivinhem?

Não tá inscrito no canal se inscreve lá www.youtube.com/rafaelmendonca

Exemplo 1 - Ordenando coluna de Nome do Mês.
Uma das colunas que costumamos criar na dCalendario é a Mês Nome (janeiro, fevereiro, março...)

Por padrão a ordenação de uma coluna sempre é ela mesmo, ou seja numa coluna com dados de texto a ordenação vai ser alfabética, e seus meses serão ordenados da seguinte forma:

abril, agosto, dezembro, fevereiro, janeiro, julho, junho, maio, março, novembro…