Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

[Vídeo Novo][Planilheiros] Dados em Tempo Real com o Power BI e PowerShell - Continuação

Olá coleguinhas tem vídeo novo no canal Planilheiros Brasil sobre PowerShell e PowerBI fazendo streaming de dados.

Muito legal muito bacana, e as repercussões estão sendo bem legais.

Você pode conferir o vídeo no link abaixo:


Uma questão que foi levantada, o uso do FOR JSON AUTO, só está disponível para as versões do SQL Server acima de 2016.

O nosso amigo Bruno daqui de Fortaleza (valeu Brunão), mandou a seguinte alteração para nosso código transformando então em JSON dentro da própria função no PowerShell

For($i -le 10) {
$tabela = Invoke-Sqlcmd -Query "select  Nome as cliente , SUM(valor) as total  from Venda group by nome  order by 2 desc" -ServerInstance "Localhost" -Database "Bruno"
$Final = $tabela | Select-Object * -ExcludeProperty ItemArray, Table, RowError, RowState, HasErrors | ConvertTo-Json
Add-PowerBIRow -DatasetId '' -Rows (ConvertFrom-Json $Final)}

Já me perguntaram se é possível fazer em Postgree ou MySql, sim dá pra fazer basta instalar no PowerShell os cmdlets para esses dois bancos que você pode encontrar nos links abaixo:

https://www.powershellgallery.com/packages/PostgresqlCmdlets/17.0.6634.0

https://www.powershellgallery.com/packages/MySQLCmdlets/19.0.7165.0

Um exemplo de Postgre foi enviado no canal planilheiros pelo colega Nicolas Leonardi lá no canal Planilheiros Brasil.



Rafael e se eu não quiser me autenticar? Ou por algum motivo eu não puder me autenticar?

Você pode chamar diretamente o endpoint usando a URL de Push que é exibida depois que criamos o dataset de streaming

For($i -le 10) {
$endpoint = "insira aqui a url de push"
$tabela = Invoke-Sqlcmd -Query "select  Nome as cliente , SUM(valor) as total  from Venda group by nome  order by 2 desc" -ServerInstance "Localhost" -Database "Bruno"
$Final = $tabela | Select-Object * -ExcludeProperty ItemArray, Table, RowError, RowState, HasErrors | ConvertTo-Json
Invoke-RestMethod -Method Post -Uri "$endpoint" -Body $Final
}
Então há muitas outras possibilidades sim. É só pesquisar um pouco, estudar um pouco que sem dúvida da pra fazer muita coisa legal.


Comentários

  1. Fala Rafa! Obrigado pelo conteúdo deste vídeo! Tô trabalhando nas queries para tentar usar esse método para a minha necessidade mas ainda estou engatinhando nos códigos. Você comentou no vídeo que o loop usado para demonstração não seria viável para lançar em produção. Você poderia me ajudar sugerindo qual alteração eu poderia fazer para usar esse método em produção? Se puder me indicar também qual a linguagem usada nesse código para que eu possa pesquisar mais eu te agradeço! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Rafael! Tudo bem?
    Queria saber se há alguma forma de utilizar essa solução do PowerShell para permitir que o usuário final faça a atualização dos dados por demanda a partir do Power BI service. Obrigada pelo conteúdo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pod...

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês? Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI. Antes também gostaria de te fazer dois convites: O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa), https://youtube.com/rafaelmendonca Dados os recados vamos para nosso problema... 1) Seu dia amanheceu assim... Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação: Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"? Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou. 2) Verificando a Opção Desabilitada... A partir daqui ...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...