Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

[Vídeo Novo][Planilheiros] Dados em Tempo Real com o Power BI e PowerShell - Continuação

Olá coleguinhas tem vídeo novo no canal Planilheiros Brasil sobre PowerShell e PowerBI fazendo streaming de dados.

Muito legal muito bacana, e as repercussões estão sendo bem legais.

Você pode conferir o vídeo no link abaixo:


Uma questão que foi levantada, o uso do FOR JSON AUTO, só está disponível para as versões do SQL Server acima de 2016.

O nosso amigo Bruno daqui de Fortaleza (valeu Brunão), mandou a seguinte alteração para nosso código transformando então em JSON dentro da própria função no PowerShell

For($i -le 10) {
$tabela = Invoke-Sqlcmd -Query "select  Nome as cliente , SUM(valor) as total  from Venda group by nome  order by 2 desc" -ServerInstance "Localhost" -Database "Bruno"
$Final = $tabela | Select-Object * -ExcludeProperty ItemArray, Table, RowError, RowState, HasErrors | ConvertTo-Json
Add-PowerBIRow -DatasetId '' -Rows (ConvertFrom-Json $Final)}

Já me perguntaram se é possível fazer em Postgree ou MySql, sim dá pra fazer basta instalar no PowerShell os cmdlets para esses dois bancos que você pode encontrar nos links abaixo:

https://www.powershellgallery.com/packages/PostgresqlCmdlets/17.0.6634.0

https://www.powershellgallery.com/packages/MySQLCmdlets/19.0.7165.0

Um exemplo de Postgre foi enviado no canal planilheiros pelo colega Nicolas Leonardi lá no canal Planilheiros Brasil.



Rafael e se eu não quiser me autenticar? Ou por algum motivo eu não puder me autenticar?

Você pode chamar diretamente o endpoint usando a URL de Push que é exibida depois que criamos o dataset de streaming

For($i -le 10) {
$endpoint = "insira aqui a url de push"
$tabela = Invoke-Sqlcmd -Query "select  Nome as cliente , SUM(valor) as total  from Venda group by nome  order by 2 desc" -ServerInstance "Localhost" -Database "Bruno"
$Final = $tabela | Select-Object * -ExcludeProperty ItemArray, Table, RowError, RowState, HasErrors | ConvertTo-Json
Invoke-RestMethod -Method Post -Uri "$endpoint" -Body $Final
}
Então há muitas outras possibilidades sim. É só pesquisar um pouco, estudar um pouco que sem dúvida da pra fazer muita coisa legal.


Comentários

  1. Fala Rafa! Obrigado pelo conteúdo deste vídeo! Tô trabalhando nas queries para tentar usar esse método para a minha necessidade mas ainda estou engatinhando nos códigos. Você comentou no vídeo que o loop usado para demonstração não seria viável para lançar em produção. Você poderia me ajudar sugerindo qual alteração eu poderia fazer para usar esse método em produção? Se puder me indicar também qual a linguagem usada nesse código para que eu possa pesquisar mais eu te agradeço! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Rafael! Tudo bem?
    Queria saber se há alguma forma de utilizar essa solução do PowerShell para permitir que o usuário final faça a atualização dos dados por demanda a partir do Power BI service. Obrigada pelo conteúdo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - Criando Ranking sem Repetições

Bom dia, Boa tarde e Boa noite, viciados em Power BI de todo Brasil. Vamos falar de Ranking? Se você já criou um ranking já se deparou com situações em que a expressão a ser ranqueada se repete e o que acontece? puff... o Power BI dá a todos o mesmo Rank. Isso as vezes pode te prejudicar se estiver tentando fazer um Gráfico de Pareto e vocês vão ver o porquê. Conhece meu canal no youtube? Nããããão????? ...que absurdo... então vai lá no youtube e se inscreve, já que tu ta de bobeira mesmo para ler esse artigo. CLICA AQUI! "Letra 'a' VAMOS COMEÇAR... " Tenho então duas tabelas fVendas, que tem os valores de vendas em um período X por cada vendedor e uma tabela dVendedores que tem o cadastro dos meus vendedores com um relacionamento entre elas na coluna [Vendedor]. Inserimos um visual de tabela dVendedores[Vendedor] numa coluna e fVendas[Vendas] na segunda coluna e um Rank do jeito "padrão" de fazer e novamente nenhum segredo para voc

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va