Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

[Power BI] - Conectando a Fontes de dados com ODBC (Bancos Firebird, MySQL e etc)


Hoje vamos aprender a conectar o Power BI a bancos de dados não previstos nativamente no Power BI usando Conexões ODBC.





Guia DAX http://www.guiadax.com.br Confira meu blog https://www.rafaelmendonca.com Siga as minhas redes sociais https://twitter.com/rafaelmpsantos https://linkedin.com/in/rafaelmpsantos

Comentários

  1. Buenas, Rafael! Estou com dificuldade em usar o PowerBI com Firebird e atualização incremental. Você tem conhecimento sobre como fazer? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, não faz. Firebird so com ODBC e ODBC não rola Incremental. Aconselho a criar um DW em postgresql e consultar a partir dele.

      Excluir
    2. Buenas! Achei uma forma que funciona incremental com Firebird.

      1. Criar uma função DataFirebird que vai ser usada posteriormente na fonte de dados

      let
      DataFirebird = (InDate as datetime) =>
      let
      Fonte = Text.PadStart(Number.ToText(Date.Day(InDate)), 2, "0") & "." & Text.PadStart(Number.ToText(Date.Month(InDate)), 2, "0") & "." & Number.ToText(Date.Year(InDate))
      in
      Fonte
      in
      DataFirebird

      2. Criar os parâmetros RangeStart e RangeEnd padrão usados para atualização incremental, conforme a documentação do PowerBI (atenção para que o tipo de dados seja DateTime e não apenas Date).

      2. Colocar os parâmetros no SQL na fonte usando a função DataFirebird que converte os parâmetros em texto no formato de data literal do Firebird (dd.MM.aaaa)

      Odbc.Query("dsn=****", "SELECT **** FROM **** WHERE DATA BETWEEN '" & DataFirebird(RangeStart) & "' AND '" & DataFirebird(RangeEnd) & "'")

      3. Adicionar a filtragem com os mesmos parâmetros, seguindo o padrão que consta na documentação do PowerBI. Este filtro não vai ter efeito real porque os dados já foram filtrados direto na origem, mas precisa colocar mesmo assim para que o PowerBI entenda que essa consulta é compatível com atualização incremental.

      = Table.SelectRows(Fonte, each [DATA] >= RangeStart and [DATA] <= RangeEnd)

      Pronto. Basta salvar e publicar no serviço web do PowerBI e configurar a atualização incremental normalmente conforme a documentação.

      Excluir
    3. Ano passado tem aqui no blog ja uma forma de fazer incremental com qq fonte.

      Excluir
    4. Legal, eu não tinha visto esse post
      http://www.rafaelmendonca.com/2020/06/incremental-powerbi-csv-api-excel-odbc.html
      Obrigado pela dica!

      Excluir
  2. Olá Rafael, assisti seu vídeo porem não funcionou. O teste de conexão na tela DNS deu certo porem o power não conseguiu reconhecer. Consegue me ajudar ??

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rafael, tudo bem? preciso conectar o Power BI no banco PostgreSQL, qual conector devo usar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

Power BI - Criando Ranking sem Repetições

Bom dia, Boa tarde e Boa noite, viciados em Power BI de todo Brasil. Vamos falar de Ranking? Se você já criou um ranking já se deparou com situações em que a expressão a ser ranqueada se repete e o que acontece? puff... o Power BI dá a todos o mesmo Rank. Isso as vezes pode te prejudicar se estiver tentando fazer um Gráfico de Pareto e vocês vão ver o porquê. Conhece meu canal no youtube? Nããããão????? ...que absurdo... então vai lá no youtube e se inscreve, já que tu ta de bobeira mesmo para ler esse artigo. CLICA AQUI! "Letra 'a' VAMOS COMEÇAR... " Tenho então duas tabelas fVendas, que tem os valores de vendas em um período X por cada vendedor e uma tabela dVendedores que tem o cadastro dos meus vendedores com um relacionamento entre elas na coluna [Vendedor]. Inserimos um visual de tabela dVendedores[Vendedor] numa coluna e fVendas[Vendas] na segunda coluna e um Rank do jeito "padrão" de fazer e novamente nenhum segredo para voc

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va