Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

[Power BI] - Conectando a Fontes de dados com ODBC (Bancos Firebird, MySQL e etc)


Hoje vamos aprender a conectar o Power BI a bancos de dados não previstos nativamente no Power BI usando Conexões ODBC.





Guia DAX http://www.guiadax.com.br Confira meu blog https://www.rafaelmendonca.com Siga as minhas redes sociais https://twitter.com/rafaelmpsantos https://linkedin.com/in/rafaelmpsantos

Comentários

  1. Buenas, Rafael! Estou com dificuldade em usar o PowerBI com Firebird e atualização incremental. Você tem conhecimento sobre como fazer? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, não faz. Firebird so com ODBC e ODBC não rola Incremental. Aconselho a criar um DW em postgresql e consultar a partir dele.

      Excluir
    2. Buenas! Achei uma forma que funciona incremental com Firebird.

      1. Criar uma função DataFirebird que vai ser usada posteriormente na fonte de dados

      let
      DataFirebird = (InDate as datetime) =>
      let
      Fonte = Text.PadStart(Number.ToText(Date.Day(InDate)), 2, "0") & "." & Text.PadStart(Number.ToText(Date.Month(InDate)), 2, "0") & "." & Number.ToText(Date.Year(InDate))
      in
      Fonte
      in
      DataFirebird

      2. Criar os parâmetros RangeStart e RangeEnd padrão usados para atualização incremental, conforme a documentação do PowerBI (atenção para que o tipo de dados seja DateTime e não apenas Date).

      2. Colocar os parâmetros no SQL na fonte usando a função DataFirebird que converte os parâmetros em texto no formato de data literal do Firebird (dd.MM.aaaa)

      Odbc.Query("dsn=****", "SELECT **** FROM **** WHERE DATA BETWEEN '" & DataFirebird(RangeStart) & "' AND '" & DataFirebird(RangeEnd) & "'")

      3. Adicionar a filtragem com os mesmos parâmetros, seguindo o padrão que consta na documentação do PowerBI. Este filtro não vai ter efeito real porque os dados já foram filtrados direto na origem, mas precisa colocar mesmo assim para que o PowerBI entenda que essa consulta é compatível com atualização incremental.

      = Table.SelectRows(Fonte, each [DATA] >= RangeStart and [DATA] <= RangeEnd)

      Pronto. Basta salvar e publicar no serviço web do PowerBI e configurar a atualização incremental normalmente conforme a documentação.

      Excluir
    3. Ano passado tem aqui no blog ja uma forma de fazer incremental com qq fonte.

      Excluir
    4. Legal, eu não tinha visto esse post
      http://www.rafaelmendonca.com/2020/06/incremental-powerbi-csv-api-excel-odbc.html
      Obrigado pela dica!

      Excluir
  2. Olá Rafael, assisti seu vídeo porem não funcionou. O teste de conexão na tela DNS deu certo porem o power não conseguiu reconhecer. Consegue me ajudar ??

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rafael, tudo bem? preciso conectar o Power BI no banco PostgreSQL, qual conector devo usar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

Power BI - Criando Ranking sem Repetições

Bom dia, Boa tarde e Boa noite, viciados em Power BI de todo Brasil. Vamos falar de Ranking? Se você já criou um ranking já se deparou com situações em que a expressão a ser ranqueada se repete e o que acontece? puff... o Power BI dá a todos o mesmo Rank. Isso as vezes pode te prejudicar se estiver tentando fazer um Gráfico de Pareto e vocês vão ver o porquê. Conhece meu canal no youtube? Nããããão????? ...que absurdo... então vai lá no youtube e se inscreve, já que tu ta de bobeira mesmo para ler esse artigo. CLICA AQUI! "Letra 'a' VAMOS COMEÇAR... " Tenho então duas tabelas fVendas, que tem os valores de vendas em um período X por cada vendedor e uma tabela dVendedores que tem o cadastro dos meus vendedores com um relacionamento entre elas na coluna [Vendedor]. Inserimos um visual de tabela dVendedores[Vendedor] numa coluna e fVendas[Vendas] na segunda coluna e um Rank do jeito "padrão" de fazer e novamente nenhum segredo para voc