5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o Power Query apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do Power Query é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas
O Power BI é a ferramenta de SelfService BI da Microsoft, atendendo a todo o universo de necessidades do Business Inteligence. Nesse blog falamos sobre Power BI em geral bem como linguagem Dax e M (Power Query) e suas aplicações em outras ferramentas como Integration Services, Azure Data Factory e Analysis Services.
Buenas, Rafael! Estou com dificuldade em usar o PowerBI com Firebird e atualização incremental. Você tem conhecimento sobre como fazer? Obrigado!
ResponderExcluirSimples, não faz. Firebird so com ODBC e ODBC não rola Incremental. Aconselho a criar um DW em postgresql e consultar a partir dele.
ExcluirBuenas! Achei uma forma que funciona incremental com Firebird.
Excluir1. Criar uma função DataFirebird que vai ser usada posteriormente na fonte de dados
let
DataFirebird = (InDate as datetime) =>
let
Fonte = Text.PadStart(Number.ToText(Date.Day(InDate)), 2, "0") & "." & Text.PadStart(Number.ToText(Date.Month(InDate)), 2, "0") & "." & Number.ToText(Date.Year(InDate))
in
Fonte
in
DataFirebird
2. Criar os parâmetros RangeStart e RangeEnd padrão usados para atualização incremental, conforme a documentação do PowerBI (atenção para que o tipo de dados seja DateTime e não apenas Date).
2. Colocar os parâmetros no SQL na fonte usando a função DataFirebird que converte os parâmetros em texto no formato de data literal do Firebird (dd.MM.aaaa)
Odbc.Query("dsn=****", "SELECT **** FROM **** WHERE DATA BETWEEN '" & DataFirebird(RangeStart) & "' AND '" & DataFirebird(RangeEnd) & "'")
3. Adicionar a filtragem com os mesmos parâmetros, seguindo o padrão que consta na documentação do PowerBI. Este filtro não vai ter efeito real porque os dados já foram filtrados direto na origem, mas precisa colocar mesmo assim para que o PowerBI entenda que essa consulta é compatível com atualização incremental.
= Table.SelectRows(Fonte, each [DATA] >= RangeStart and [DATA] <= RangeEnd)
Pronto. Basta salvar e publicar no serviço web do PowerBI e configurar a atualização incremental normalmente conforme a documentação.
Ano passado tem aqui no blog ja uma forma de fazer incremental com qq fonte.
ExcluirLegal, eu não tinha visto esse post
Excluirhttp://www.rafaelmendonca.com/2020/06/incremental-powerbi-csv-api-excel-odbc.html
Obrigado pela dica!
Olá Rafael, assisti seu vídeo porem não funcionou. O teste de conexão na tela DNS deu certo porem o power não conseguiu reconhecer. Consegue me ajudar ??
ResponderExcluirBom dia Rafael, tudo bem? preciso conectar o Power BI no banco PostgreSQL, qual conector devo usar?
ResponderExcluir