Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

[Power BI] - Conectando a Fontes de dados com ODBC (Bancos Firebird, MySQL e etc)


Hoje vamos aprender a conectar o Power BI a bancos de dados não previstos nativamente no Power BI usando Conexões ODBC.





Guia DAX http://www.guiadax.com.br Confira meu blog https://www.rafaelmendonca.com Siga as minhas redes sociais https://twitter.com/rafaelmpsantos https://linkedin.com/in/rafaelmpsantos

Comentários

  1. Buenas, Rafael! Estou com dificuldade em usar o PowerBI com Firebird e atualização incremental. Você tem conhecimento sobre como fazer? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, não faz. Firebird so com ODBC e ODBC não rola Incremental. Aconselho a criar um DW em postgresql e consultar a partir dele.

      Excluir
    2. Buenas! Achei uma forma que funciona incremental com Firebird.

      1. Criar uma função DataFirebird que vai ser usada posteriormente na fonte de dados

      let
      DataFirebird = (InDate as datetime) =>
      let
      Fonte = Text.PadStart(Number.ToText(Date.Day(InDate)), 2, "0") & "." & Text.PadStart(Number.ToText(Date.Month(InDate)), 2, "0") & "." & Number.ToText(Date.Year(InDate))
      in
      Fonte
      in
      DataFirebird

      2. Criar os parâmetros RangeStart e RangeEnd padrão usados para atualização incremental, conforme a documentação do PowerBI (atenção para que o tipo de dados seja DateTime e não apenas Date).

      2. Colocar os parâmetros no SQL na fonte usando a função DataFirebird que converte os parâmetros em texto no formato de data literal do Firebird (dd.MM.aaaa)

      Odbc.Query("dsn=****", "SELECT **** FROM **** WHERE DATA BETWEEN '" & DataFirebird(RangeStart) & "' AND '" & DataFirebird(RangeEnd) & "'")

      3. Adicionar a filtragem com os mesmos parâmetros, seguindo o padrão que consta na documentação do PowerBI. Este filtro não vai ter efeito real porque os dados já foram filtrados direto na origem, mas precisa colocar mesmo assim para que o PowerBI entenda que essa consulta é compatível com atualização incremental.

      = Table.SelectRows(Fonte, each [DATA] >= RangeStart and [DATA] <= RangeEnd)

      Pronto. Basta salvar e publicar no serviço web do PowerBI e configurar a atualização incremental normalmente conforme a documentação.

      Excluir
    3. Ano passado tem aqui no blog ja uma forma de fazer incremental com qq fonte.

      Excluir
    4. Legal, eu não tinha visto esse post
      http://www.rafaelmendonca.com/2020/06/incremental-powerbi-csv-api-excel-odbc.html
      Obrigado pela dica!

      Excluir
  2. Olá Rafael, assisti seu vídeo porem não funcionou. O teste de conexão na tela DNS deu certo porem o power não conseguiu reconhecer. Consegue me ajudar ??

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Rafael, tudo bem? preciso conectar o Power BI no banco PostgreSQL, qual conector devo usar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pod...

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês? Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI. Antes também gostaria de te fazer dois convites: O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa), https://youtube.com/rafaelmendonca Dados os recados vamos para nosso problema... 1) Seu dia amanheceu assim... Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação: Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"? Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou. 2) Verificando a Opção Desabilitada... A partir daqui ...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...