Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

Power BI Desktop - Traduzindo Textos com o Power BI e Google Translator.




Olá seus apaixonados por fila de caixa eletrônico, tudo bem?

Vamos brincar de traduzir textos no Power BI?

Sim, hoje denovo vamos falar de webscrap, aceitem.

Há uma forma mais "técnica", mas mais cara, visto que você terá que pagar para o google para fazer as traduções usando a API do google, como você pode ver nesse vídeo da Ruth Pozuelo. (VÍDEO AQUI)

Mas como somos pobres sul-americanos que so gostamos de gastar dinheiro com internet para ouvir música ruim no youtube e spotify, vamos fazer de um jeito de grátis.

Mas antes deixe de ser pão duro e deixe sua inscrição no meu canal no youtube, vai lá agora mané....


Vamos começar a brincadeira...

Tenho algumas linhas de texto e gostaria de traduzi-las automaticamente porque eu posso.
Então vamos no nosso amigo google translate e fazer uma pequena tradução no nosso navegador mesmo. https://translate.google.com



Vamos traduzir qualquer besteira do inglês para o português (você pode fazer isso de - para qualquer língua).



Você pode ver então que é gerada uma URL personalizada que é na verdade uma query (consulta) com os parâmetros informados na tela, como idioma de idioma para e o texto para traduzir.

https://translate.google.com/#view=home&op=translate&sl=en&tl=pt&text=hi%20there

A última parte hi%20there nada mais é que o texto que inserimos para ser traduzido com o separador %20 no lugar do "espaço".

Vamos então usar esse link para capturar a nossa tradução usando o Conetor Web do Power BI.



Vamos então utilizar o "Adicionar com exemplos" para identificar exatamente de onde queremos tirar os dados.



Vai ser mostrada a tela com a página web e uma Coluna onde podemos inserir valores. Vamos inserir alí o início do texto que queremos que ele traga automaticamente que é "Olá", você vai ver que digitando apenas as primeiras letras já aparecerá várias opções, vamos selecionar a primeira e apertar ENTER.



Apertando Enter o botão amarelo de ok ficará habilitado, vamos clicar para confirmar a nossa operação.



E seremos encaminhados para a tela anterior, mas agora no canto esquerdo inferior mostrando uma "tabela" com os dados extraídos.



Vamos novamente clicar em OK para finalizar e serão carregados os dados para o nosso Power Query Editor. E já vamos de cara ir no editor avançado porque queremos transformar essa consulta numa função. Se quiser mais detalhes sobre isso, você pode ir aqui nesse Artigo.


No editor vamos criar uma variável chamada texto do tipo text.


E vamos alterar o final da url para que após text= seja a nossa variável texto.


E está criada nossa função.


Agora sim, voltamos para a tabela onde tenho os textos que quero traduzir e vamos invocar uma função personalizada em Adicionar Coluna, Invocar Função Personalizada.


Vamos então escolher a função Personalizada que criamos na opção "Consulta de Função", que deixamos com um nome todo porcaria pois tivemos preguiça de editar e em texto (que é o nome da variável que criamos na função) vamos escolher tipo tabela e a coluna de texto da tabela.


Demos ok, vai invocar a função demorando alguns segundos para fazer as consultas e trará uma coluna de tabelas onde dentro dessa tabela estará nossa belíssima tradução.


Agora só trabalho simples que vocês já estão cansados de saber, vamos expandir essa coluna.


E pronta a nossa tradução 0800.



Então curtiram? Deixem aí nos comentários que outros tipos de serviços online acham que seriam possíveis utilizar essa mesma técnica.



Grande abraço e até a próxima.


Comentários

  1. Vou testar e depois te dou um feedback, no momento estou testando pelo Tabular Editor, como estou usando dataset, quando muda do português para inglês funciona normal, mas vou ter que publicar o dataset e conectar com o desktop para ver se funciona, senão vou tentar essa solução, o ruim da solução do Tabular Editor que não consigo mudar os nomes dos itens do calculation group, talvez tenha que duplicar fazer um inglês e outro português. Porém ainda estudando as possibilidades.

    ResponderExcluir
  2. tentei fazer de portugues para ingles, e a coluna se manteve em portugues, não fez a tradução

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas