Pular para o conteúdo principal

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

Power BI Desktop - Traduzindo Textos com o Power BI e Google Translator.




Olá seus apaixonados por fila de caixa eletrônico, tudo bem?

Vamos brincar de traduzir textos no Power BI?

Sim, hoje denovo vamos falar de webscrap, aceitem.

Há uma forma mais "técnica", mas mais cara, visto que você terá que pagar para o google para fazer as traduções usando a API do google, como você pode ver nesse vídeo da Ruth Pozuelo. (VÍDEO AQUI)

Mas como somos pobres sul-americanos que so gostamos de gastar dinheiro com internet para ouvir música ruim no youtube e spotify, vamos fazer de um jeito de grátis.

Mas antes deixe de ser pão duro e deixe sua inscrição no meu canal no youtube, vai lá agora mané....


Vamos começar a brincadeira...

Tenho algumas linhas de texto e gostaria de traduzi-las automaticamente porque eu posso.
Então vamos no nosso amigo google translate e fazer uma pequena tradução no nosso navegador mesmo. https://translate.google.com



Vamos traduzir qualquer besteira do inglês para o português (você pode fazer isso de - para qualquer língua).



Você pode ver então que é gerada uma URL personalizada que é na verdade uma query (consulta) com os parâmetros informados na tela, como idioma de idioma para e o texto para traduzir.

https://translate.google.com/#view=home&op=translate&sl=en&tl=pt&text=hi%20there

A última parte hi%20there nada mais é que o texto que inserimos para ser traduzido com o separador %20 no lugar do "espaço".

Vamos então usar esse link para capturar a nossa tradução usando o Conetor Web do Power BI.



Vamos então utilizar o "Adicionar com exemplos" para identificar exatamente de onde queremos tirar os dados.



Vai ser mostrada a tela com a página web e uma Coluna onde podemos inserir valores. Vamos inserir alí o início do texto que queremos que ele traga automaticamente que é "Olá", você vai ver que digitando apenas as primeiras letras já aparecerá várias opções, vamos selecionar a primeira e apertar ENTER.



Apertando Enter o botão amarelo de ok ficará habilitado, vamos clicar para confirmar a nossa operação.



E seremos encaminhados para a tela anterior, mas agora no canto esquerdo inferior mostrando uma "tabela" com os dados extraídos.



Vamos novamente clicar em OK para finalizar e serão carregados os dados para o nosso Power Query Editor. E já vamos de cara ir no editor avançado porque queremos transformar essa consulta numa função. Se quiser mais detalhes sobre isso, você pode ir aqui nesse Artigo.


No editor vamos criar uma variável chamada texto do tipo text.


E vamos alterar o final da url para que após text= seja a nossa variável texto.


E está criada nossa função.


Agora sim, voltamos para a tabela onde tenho os textos que quero traduzir e vamos invocar uma função personalizada em Adicionar Coluna, Invocar Função Personalizada.


Vamos então escolher a função Personalizada que criamos na opção "Consulta de Função", que deixamos com um nome todo porcaria pois tivemos preguiça de editar e em texto (que é o nome da variável que criamos na função) vamos escolher tipo tabela e a coluna de texto da tabela.


Demos ok, vai invocar a função demorando alguns segundos para fazer as consultas e trará uma coluna de tabelas onde dentro dessa tabela estará nossa belíssima tradução.


Agora só trabalho simples que vocês já estão cansados de saber, vamos expandir essa coluna.


E pronta a nossa tradução 0800.



Então curtiram? Deixem aí nos comentários que outros tipos de serviços online acham que seriam possíveis utilizar essa mesma técnica.



Grande abraço e até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Links Públicos do Power BI] Você ainda os utiliza? Bem... cuidado...

O título pode parecer um pouco "sensacionalista" mas não era a intenção, ou talvez era sei lá... mas o fato é que Links públicos ainda são MUITO utilizados não só para o seu uso devido que é o compartilhamento de informações que são de fato públicas, para criação de portfólio e etc, essas são excelentes formas de utilizar esse cara.

Mas o problema vem quando utilizamos links públicos para compartilhamento de informações ou sigilosas da empresa o que pode levar à sua demissão ou informações sensíveis de terceiros que por padrão NEM DEVERIAM ESTAR NO SEU RELATÓRIO, por conta da nossa querida LGPD que uma hora ou outra entrará em vigor.

E se você quer uma consultoria em Power BI e a Melhor do Brasil em POWER BI EMBEDDED "chama nois" em [email protected]

Então temos o velho argumento, se eu não compartilhar com ninguém ou só compartilhar com pessoas da minha empresa e pedir para não compartilhar com ninguém (você é bem ingênuo né?) não tem como vazar.

Será????
Sim pode …

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/ e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/ , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse vídeo antes de seguir l…

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX

Olá moçada tudo bem?
Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso).
Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX.
Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português).
Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro.
Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel)




Nossos objetivos serão:
- Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com valor de venda igual a R$ 1Mi. - Encontrar qual o veículo ve…