Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

Hoje você estava brincando com seu modelo do Power BI e atualiza-lo após alguma alteração se deparou com esse erro.


O motivo do erro é bem simples e o tenho visto rotineiramente nos grupos de Whatsapp.

Você vai notar que esse erro faz menção a alguma tabela de medidas no seu modelo de dados, quando criamos tabelas de medidas nós para que ela fique com aquele símbolo de "calculadora", ocultamos a coluna que a criou.

Ocorre que se você após ocultar resolver excluí-la, a sua tabela de dados ficará órfã.

"Mas meu modelo já estava assim e não dava erro Rafael."

O Power BI utiliza um modelo de dados parecido com o que temos no Analysis Services Tabular e recentemente a Microsoft tem feito alterações nesse modelo para deixa-lo ainda mais próximo ao do AS, incluindo nisso o armazenamento dos metadados do conjunto de dados aprimorados para o modelo do Analysis. Essa feature ainda está em preview e permite utilizar endpoints XMLA para consultar e até ESCREVER diretamente no seu dataset.

Então se o erro ocorreu você deve ter habilitado a feature "Armazenar os conjuntos de dados usando o formato de metadados aprimorado" que está em Arquivo > Opções > Opções e Configurações > Recursos de Visualização.



Identifiquei isso após um colega de um dos nossos grupos do whatsapp reforçar que esse erro ele só vinha notando nas atualizações recentes, eu achava que não mas fui pesquisar e realizar testes graças a pontuação que ele fez. Obrigado Robson Pinheiro.

Mas você não precisa desabilitar essa feature visto que ela em breve se tornará default.

Para resolver o problema basta voltar ao power query localizar sua tabela de medidas e excluir a etapa "Coluna Removidas".


E tudo voltará a ser como era antes e de agora em diante você não exclui mais ok? Só oculta.

Se te ajudou deixa aí nos comentários.

Grande abraço e até a próxima.


Comentários

  1. Valeu Rafa! Com certeza esse post vai ajudar muita gente que está se deparando com esse erro.
    E obrigado pela menção.

    ResponderExcluir
  2. "Tu é Bruxão mesmo, hein tiu!?"
    Eu ja desesperado aqui e você com a solução pronta! Parabéns Rafa pelo excelente trabalho e pelos conteúdos aqui e no youtube.
    Trabalho com Power Bi e tudo que sei veio de vocês! Obrigado Mestre!

    ResponderExcluir
  3. Salvou a vida! Estava sofrendo aqui...obrigado por compartilhar o conhecimento.
    A propósito, parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Ajudou na hora kkk, vlw por compartilhar =) Abs

    ResponderExcluir
  5. Porra se ajudou!!! Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo no seu blog

    ResponderExcluir
  6. Show de bola. Deu certo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Ajuda digna de Oscar. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va