Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

Hoje você estava brincando com seu modelo do Power BI e atualiza-lo após alguma alteração se deparou com esse erro.


O motivo do erro é bem simples e o tenho visto rotineiramente nos grupos de Whatsapp.

Você vai notar que esse erro faz menção a alguma tabela de medidas no seu modelo de dados, quando criamos tabelas de medidas nós para que ela fique com aquele símbolo de "calculadora", ocultamos a coluna que a criou.

Ocorre que se você após ocultar resolver excluí-la, a sua tabela de dados ficará órfã.

"Mas meu modelo já estava assim e não dava erro Rafael."

O Power BI utiliza um modelo de dados parecido com o que temos no Analysis Services Tabular e recentemente a Microsoft tem feito alterações nesse modelo para deixa-lo ainda mais próximo ao do AS, incluindo nisso o armazenamento dos metadados do conjunto de dados aprimorados para o modelo do Analysis. Essa feature ainda está em preview e permite utilizar endpoints XMLA para consultar e até ESCREVER diretamente no seu dataset.

Então se o erro ocorreu você deve ter habilitado a feature "Armazenar os conjuntos de dados usando o formato de metadados aprimorado" que está em Arquivo > Opções > Opções e Configurações > Recursos de Visualização.



Identifiquei isso após um colega de um dos nossos grupos do whatsapp reforçar que esse erro ele só vinha notando nas atualizações recentes, eu achava que não mas fui pesquisar e realizar testes graças a pontuação que ele fez. Obrigado Robson Pinheiro.

Mas você não precisa desabilitar essa feature visto que ela em breve se tornará default.

Para resolver o problema basta voltar ao power query localizar sua tabela de medidas e excluir a etapa "Coluna Removidas".


E tudo voltará a ser como era antes e de agora em diante você não exclui mais ok? Só oculta.

Se te ajudou deixa aí nos comentários.

Grande abraço e até a próxima.


Comentários

  1. Valeu Rafa! Com certeza esse post vai ajudar muita gente que está se deparando com esse erro.
    E obrigado pela menção.

    ResponderExcluir
  2. "Tu é Bruxão mesmo, hein tiu!?"
    Eu ja desesperado aqui e você com a solução pronta! Parabéns Rafa pelo excelente trabalho e pelos conteúdos aqui e no youtube.
    Trabalho com Power Bi e tudo que sei veio de vocês! Obrigado Mestre!

    ResponderExcluir
  3. Salvou a vida! Estava sofrendo aqui...obrigado por compartilhar o conhecimento.
    A propósito, parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Ajudou na hora kkk, vlw por compartilhar =) Abs

    ResponderExcluir
  5. Porra se ajudou!!! Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo no seu blog

    ResponderExcluir
  6. Show de bola. Deu certo. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Ajuda digna de Oscar. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita