Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a PRO] Inserindo usuários em lote numa workspace.

[Power BI Serviço] Criando LOGs diários de Uso Automaticamente.


Sabemos que em qualquer projeto de BI, principalmente quando este é criado de cima pra baixo (Diretoria para colaboradores) há muitas vezes dificuldade na adoção do uso rotineiro dos relatórios.

Pensando nisso no serviço da Microsoft existem os logs de uso do Power BI.

Usar esses logs lá no serviço é chato é complicado é limitado. Mas nada é sempre tão ruim pois podemos criar nosso próprio histórico de log de dados dos usuários em relação aos seus acessos.

Hoje vou mostrar como fazer isso utilizando PowerShell. Aqui nesse blog e no canal planilheiros já mostrei outros usos do PowerShell com Power BI nos links abaixo:

Cmdlets para PowerShell - Administrando o Power Bi like a Pro!

Restaurando atualizações do Power BI de todos os Datasets de uma só vez.



Mas antes, você já se inscreveu para a live dessa semana do HappyHour Com Dados sobre Big Data Onpremises ou Cloud??? Nãoooooo.... marrapaz...se increve macho é na quinta as 20 horas com grandes especialistas no assunto.


Sem mais delongas então segue nosso código.

Para essa possibilidade se você já utiliza o CMDlets do PowerShell para PowerBI então pode ser que você precise atualizar sua versão, rodando novamente a linha 3 do código.


E ai só correr pro abraço deixar ele rodando automaticamente usando o Agendador de Tarefas da sua máquina windows e usar sua aplicação de ETL preferida (SSIS) pra popular no seu banco preferido (SQL Server) e visualizar na sua Aplicação de DataViz preferida (Power BI).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va

Power BI - Colocando sua dCalendario em "Ordem"

Power BI - Colocando sua dCalendario em "Ordem" Olá Princesas e Princesos. Hoje iremos brincar, novamente, com dCalendario. É um assunto legal, uma estrutura praticamente obrigatória, então vamos explora-la ainda mais. Se você já entende o conceito de ordenar as linhas da coluna da dCalendário de forma a ficar sempre tudo na ORDEM crescente ou DECRESCENTE de Datas, Meses, Anos, Semanas, e etc esse artigo pode ser um tanto quanto boring pra você, então aconselho a procurar outro meio de vida. MAS ANTES... adivinhem? Não tá inscrito no canal se inscreve lá www.youtube.com/rafaelmendonca Exemplo 1 - Ordenando coluna de Nome do Mês. Uma das colunas que costumamos criar na dCalendario é a Mês Nome (janeiro, fevereiro, março...) Por padrão a ordenação de uma coluna sempre é ela mesmo, ou seja numa coluna com dados de texto a ordenação vai ser alfabética, e seus meses serão ordenados da seguinte forma: abril, agosto, dezembro, fevereiro, janeiro, julho, ju

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês? Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI. Antes também gostaria de te fazer dois convites: O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa), https://youtube.com/rafaelmendonca Dados os recados vamos para nosso problema... 1) Seu dia amanheceu assim... Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação: Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"? Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou. 2) Verificando a Opção Desabilitada... A partir daqui