Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

[Power BI Serviço] Criando LOGs diários de Uso Automaticamente.


Sabemos que em qualquer projeto de BI, principalmente quando este é criado de cima pra baixo (Diretoria para colaboradores) há muitas vezes dificuldade na adoção do uso rotineiro dos relatórios.

Pensando nisso no serviço da Microsoft existem os logs de uso do Power BI.

Usar esses logs lá no serviço é chato é complicado é limitado. Mas nada é sempre tão ruim pois podemos criar nosso próprio histórico de log de dados dos usuários em relação aos seus acessos.

Hoje vou mostrar como fazer isso utilizando PowerShell. Aqui nesse blog e no canal planilheiros já mostrei outros usos do PowerShell com Power BI nos links abaixo:

Cmdlets para PowerShell - Administrando o Power Bi like a Pro!

Restaurando atualizações do Power BI de todos os Datasets de uma só vez.



Mas antes, você já se inscreveu para a live dessa semana do HappyHour Com Dados sobre Big Data Onpremises ou Cloud??? Nãoooooo.... marrapaz...se increve macho é na quinta as 20 horas com grandes especialistas no assunto.


Sem mais delongas então segue nosso código.

Para essa possibilidade se você já utiliza o CMDlets do PowerShell para PowerBI então pode ser que você precise atualizar sua versão, rodando novamente a linha 3 do código.


E ai só correr pro abraço deixar ele rodando automaticamente usando o Agendador de Tarefas da sua máquina windows e usar sua aplicação de ETL preferida (SSIS) pra popular no seu banco preferido (SQL Server) e visualizar na sua Aplicação de DataViz preferida (Power BI).

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - Criando Ranking sem Repetições

Bom dia, Boa tarde e Boa noite, viciados em Power BI de todo Brasil. Vamos falar de Ranking? Se você já criou um ranking já se deparou com situações em que a expressão a ser ranqueada se repete e o que acontece? puff... o Power BI dá a todos o mesmo Rank. Isso as vezes pode te prejudicar se estiver tentando fazer um Gráfico de Pareto e vocês vão ver o porquê. Conhece meu canal no youtube? Nããããão????? ...que absurdo... então vai lá no youtube e se inscreve, já que tu ta de bobeira mesmo para ler esse artigo. CLICA AQUI! "Letra 'a' VAMOS COMEÇAR... " Tenho então duas tabelas fVendas, que tem os valores de vendas em um período X por cada vendedor e uma tabela dVendedores que tem o cadastro dos meus vendedores com um relacionamento entre elas na coluna [Vendedor]. Inserimos um visual de tabela dVendedores[Vendedor] numa coluna e fVendas[Vendas] na segunda coluna e um Rank do jeito "padrão" de fazer e novamente nenhum segredo para voc

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va