Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

[Power BI] Restaurando atualizações do Power BI de todos os Datasets de uma só vez.



Olá Amiguinhos tudo bem?

Como alguns de vocês sabem ontem houve uma pequena instabilidade no serviço do Power BI o que ocasionou problemas de atualização dos relatórios, principalmente para quem no período possuía relatórios tiveram mais de uma requisição de atualização.

Bem isso pode ser para quem tenha muitos workspaces com muitos datasets sendo atualizados nessa janela de tempo, um terror.

O terror ocorre porque no Power BI Serviço, se um dataset tenta ser atualizado no schedule por 4 vezes seguidas com erro, ele desabilita o update e você tem que ir lá manualmente e habilitar denovo.

Imagina ter que habilitar na mão novamente a atualização de 100, 1000, 2000 datasets?

Bem pensando nessa solução eu criei um pequeno script em PowerShell que usa os cmdlets do PowerShell para Power BI (mais detalhes sobre isso aqui e aqui)

Mas antes vem aqui... você já está no nosso grupo do telegram???? Ainda não??Corre lá macho e vem com a gente trocar ideia com mais de 2 mil entusiastas de Power BI em todo o Brasil.
https://t.me/planilheiros

Basicamente o script permite você logar na sua conta do Power BI, varre-la identificando todos os workspaces e dentro dos workspaces os datasets e atribuindo o valor 'true' para o parâmetro do refreshSchedule.

Rodando nosso lindo Script todas as atualizações que estavam assim:


 Ficarão assim:
Belo sem ser vulgar...

Grande abraço e até a próxima.

Comentários

  1. Fala Rafael, cara ótimo post, muito intuitivo e prático, parabéns. Uma dúvida, consigo através do PowerShell atualizar somente um Dashboard sem precisar agendar ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo  https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/  e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo  https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/  , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse...