Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

[Power BI][Atualização] - Atribuindo URL a Imagem e Alteração de Nome de Visuais.

Olá moçada boa que gosta de Novidades no Power BI.

Hoje vamos de Atualização no Power BI service bem quentinha, e que como já podemos ver no último artigo sobre essas atualização que trouxe para vocês, na sequência deve vir também para o nosso PBI Desktop (Essas atualizações estão disponíveis no Update de Março/2019 de 12/03/2019).

Vamos lá à atualização.

1) Alteração de Nome de Visuais:

Para iniciar nossa brincadeira, você deve já ter um Relatório Publicado lá no Power BI Service, entre nele dentro do seu Workspace e vamos em EDITAR RELATÓRIO.

Esse relatório é do nosso GUIA DAX disponível em www.guiadax.com.br



Dentro da edição vamos na guia EXIBIÇÃO e Habilitar a opção "Painel de Seleção".


Esse painel de Seleção além de controlar a visibilidade de visuais também nós da a possibilidade de controlar quais visuais estarão em Primeiro ou Segundo plano em relação a outros Visuais.


Mas a grande novidade não é essa, mas sim  a possibilidade de agora com um Duplo Clique em cima do nome do visual Alterar seu nome. O que era muito chato ter vários visuais com o mesmo nome e não saber de cara quem é quem e isso nos levava a sair selecionando um a um até identificar qual era o visual que gostaríamos de levar para primeiro/segundo plano ou que gostaríamos de deixar a visualização desabilitada.

Nesse caso eu alterei o nome de um objeto que eu criei (retângulo vermelho) que está como "background" dos meus filtros e da minha tabela.


Alterando a posição desse BackGround para cima você pode notar então que de fato ele se "sobrepõe" às segmentações e à Tabela que havia antes.



2) Atribuindo Links a Imagens no Power BI.

Nossa isso me trás tantas boas ideias... Imagina agora você pode a uma imagem um link de um outro relatório no Power BI, ao seu site ou ao que você quiser. As possibilidades são realmente Muitas!

Basta Selecionarmos então a nossa imagem, e habilitar "Ação" na formatação da imagem e escolher a nova Opção "URL da Web"

Awesome!!!!!!


Além da URL podemos atribuir também um "TOOLTIP" que será mostrado quando passarmos o mouse por cima da nossa Imagem.



E claro isso não se aplica somente a imagens, mas também aos botões padrões criados com o próprio Power BI.



E por hoje é só moçada.

Espero que tenham gostado, sigam meu canal do youtube, youtube.com/rafaelmendonca e fiquem ligados que vai ter vídeo novo essa semana.

Grande Abraço e Até a Próxima.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va