Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power BI - Power Query - Salvando e Reutilizando Funções Personalizadas


Olá meus queridos tudo bem?

Vamos falar de funções personalizadas, hoje trazendo mais uma dica bem legal de como você pode reutilizar funções que cria utilizando power query como se fossem funções NATIVAS do seu Power BI.

Vamos considerar o conjunto de dados abaixo. Temos duas colunas com valores numeros e criaremos uma função para somar as duas colunas, algo bem simples para mostrar o conceito.


Com esses dados iremos inicialmente adicionar uma coluna personalizada utilizando uma simples soma.




O que nos dá como resultado uma nova coluna chamada SomaTotal com os valores somados linha a linha.

Analisando no editor avançado veremos o código criado na nossa coluna personalizada adicionada.



Vamos então tranformar essa etapa em uma função de uma forma que eu já expliquei no canal do youtube no vídeo "Funções Personalizadas na Própria Tabela", e depois adicionar uma etapa chamando essa função em uma nova coluna.

A nossa função será:

Funcao = (valor1 as number, valor2 as number) => valor1 + valor2

Que nos trará o mesmo resultado aplicado da forma anterior.



Então vamos agora salvar a nossa função da seguinte forma. Abra um bloco de notas e digite:


section MinhaFuncao;
shared Funcao = (valor1 as number, valor2 as number) => valor1 + valor2;




Salve esse arquivo na pasta "C:\usuarios\nomedoseuusuario\Documentos\Power BI Desktop\Custom Connectors", com a extensão ".mez" como mostrado a seguir:


Outra coisa que é necessário é habilitar no power bi a possibilidade de utilizar conectores não certificados indo em "Menu>Arquivo>Opções e Configurações>Opções>Segurança" e marque permitir que qualquer extensão seja carregada sem validação nem aviso.




Vai ser solicitado que seja reiniciado o seu Power BI. E quando você retornar a sua função estará apta para ser utilizada.



E por hoje é só pessoal...grande abraço e até a próxima.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - Criando Ranking sem Repetições

Bom dia, Boa tarde e Boa noite, viciados em Power BI de todo Brasil. Vamos falar de Ranking? Se você já criou um ranking já se deparou com situações em que a expressão a ser ranqueada se repete e o que acontece? puff... o Power BI dá a todos o mesmo Rank. Isso as vezes pode te prejudicar se estiver tentando fazer um Gráfico de Pareto e vocês vão ver o porquê. Conhece meu canal no youtube? Nããããão????? ...que absurdo... então vai lá no youtube e se inscreve, já que tu ta de bobeira mesmo para ler esse artigo. CLICA AQUI! "Letra 'a' VAMOS COMEÇAR... " Tenho então duas tabelas fVendas, que tem os valores de vendas em um período X por cada vendedor e uma tabela dVendedores que tem o cadastro dos meus vendedores com um relacionamento entre elas na coluna [Vendedor]. Inserimos um visual de tabela dVendedores[Vendedor] numa coluna e fVendas[Vendas] na segunda coluna e um Rank do jeito "padrão" de fazer e novamente nenhum segredo para voc

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va