Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

Power BI - DAX - Alterando o Comportamento do Totalizador de uma Tabela ou Matriz

Olá Gafanhotos famintos por saber...

Vamos falar de coisa legal, vamos falar de coisa maravilhosa. DAX! Hoje é rapidinho, apenas uma dica legal.

A brincadeira de hoje é a seguinte, temos a tabela abaixo que nos retrata a quantidade de unidades vendidas por cada categoria e subcategoria e nome de veículo.

Nela o cliente queria porque queria que os valores fossem a média de unidades vendidas.

Tudo bem criamos então a Seguinte DAX:


Média de VendasUnidades =
AVERAGE ( fVeiculos[VendasUnidades] )

Essa função retornou o conteúdo da imagem acima, do início do post.

Cliente retorna com outra demanda:

Ele não quer a média dessa forma... Ele só quer que a média seja aplicada a Tipo e Categoria, mas que em apareça a SOMA da venda.

Aplicamos então a seguinte função:

Media 2 Vendas Unidades =
IF (
    ISFILTERED ( fVeiculos[Nome] );
    SUM ( fVeiculos[VendasUnidades] );
    AVERAGE ( fVeiculos[VendasUnidades] )
)

Que nos retornou o cálculo conforme o cliente queria. Olhem o valor de vendas do GOL foram 32 vendas e 16 do resultado anterior era a média (havia dois lançamentos de vendas no período).
Analisando a medida verifiquem que criamos uma condição para mudar o cálculo de acordo com que dado da minha linha esteja filtrado.

Se estiver filtrado fVeiculos[Nome] ele me retorna uma soma, caso contrário ele me retorna a média.

Essa mesma lógica você pode aplicar a qualquer totalizador no Power BI, alterando como o cálculo se comporta dependendo de que dado esteja filtrado naquele nível.

Ficou alguma dúvida manda ai nos comentários, e não esquece de dar uma passada lá no meu canal do youtube que ta com bastante coisa legal e se ainda não é inscrito aproveita pra se inscrever.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Grande Abraço e até a próxima


Comentários

  1. Em um gráfico de barras com linhas na sua base está os meses, posso eu acrescentar mais uma coluna na continuidade dos meses mas sendo projeção?, a base de valores é vendas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas