Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

Power BI - DAX - Alterando o Comportamento do Totalizador de uma Tabela ou Matriz

Olá Gafanhotos famintos por saber...

Vamos falar de coisa legal, vamos falar de coisa maravilhosa. DAX! Hoje é rapidinho, apenas uma dica legal.

A brincadeira de hoje é a seguinte, temos a tabela abaixo que nos retrata a quantidade de unidades vendidas por cada categoria e subcategoria e nome de veículo.

Nela o cliente queria porque queria que os valores fossem a média de unidades vendidas.

Tudo bem criamos então a Seguinte DAX:


Média de VendasUnidades =
AVERAGE ( fVeiculos[VendasUnidades] )

Essa função retornou o conteúdo da imagem acima, do início do post.

Cliente retorna com outra demanda:

Ele não quer a média dessa forma... Ele só quer que a média seja aplicada a Tipo e Categoria, mas que em apareça a SOMA da venda.

Aplicamos então a seguinte função:

Media 2 Vendas Unidades =
IF (
    ISFILTERED ( fVeiculos[Nome] );
    SUM ( fVeiculos[VendasUnidades] );
    AVERAGE ( fVeiculos[VendasUnidades] )
)

Que nos retornou o cálculo conforme o cliente queria. Olhem o valor de vendas do GOL foram 32 vendas e 16 do resultado anterior era a média (havia dois lançamentos de vendas no período).
Analisando a medida verifiquem que criamos uma condição para mudar o cálculo de acordo com que dado da minha linha esteja filtrado.

Se estiver filtrado fVeiculos[Nome] ele me retorna uma soma, caso contrário ele me retorna a média.

Essa mesma lógica você pode aplicar a qualquer totalizador no Power BI, alterando como o cálculo se comporta dependendo de que dado esteja filtrado naquele nível.

Ficou alguma dúvida manda ai nos comentários, e não esquece de dar uma passada lá no meu canal do youtube que ta com bastante coisa legal e se ainda não é inscrito aproveita pra se inscrever.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Grande Abraço e até a próxima


Comentários

  1. Em um gráfico de barras com linhas na sua base está os meses, posso eu acrescentar mais uma coluna na continuidade dos meses mas sendo projeção?, a base de valores é vendas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo  https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/  e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo  https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/  , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse...