Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Atualização Power BI Setembro/2018 - Intellisense no PowerQuery - O "avançado"​ sendo descomplicado.




Meus amigos tudo bem? A microsoft não me deixa mais dormir e no dia que durmo mais "cedo" ela decide que é hora de lançar atualizações no Power BI.

Saiu o pacote de atualizações de Setembro de 2018 e como prometido no BA Summit, o intellisense no PowerQuery desembarcou.

Se você não sabe o que é intellisense, fazendo um comparativo com o editor de DAX no Power BI, o intellisense é aquele recurso que te ajuda a completar uma função somente digitando o nome inicial dela, que colore o nome de uma variável com a cor azul clara, que mostra texto entre aspas em Vermelho e por aí vai...

Isso facilita demais a vida quando você está iniciando (e até já é usuário mais avançado) na linguagem M, porque agora é possível completar as sintaxes, o que facilita nossa vida principalmente quando lembramos que o M é Case Sensitive.

Para ativar essa função é fácil, Menu Arquivo, Opções e Configurações, Opções, Recursos de Visualização e ativar "Intellisense M".



Nesse momento o recurso somente está disponível para o Editor Avançado, ou seja, se você for incluir uma Coluna Personalizada ou pela barra de formulas incluir uma nova etapa, AINDA, não estará disponível o intellisense.

Ele já está bem interessante mostrando informações sobre a função, quantidade de argumentos necessários, autocompletando, mostrando linha que consta erro de código(debug). Uma das falhas que verifiquei foi a não identificação de autocompletar tipos primitivos quando utilizamos # como #duration, #date, #datetime e etc.

Abaixo vocês podem ver a tela de como criar o código dentro do editor avançado e como estão as novas informações na tela.



Legal né?

Então use e abuse do recurso e aprenda ainda mais sobre M, com a ajuda do nosso mais novo amiguinho o intellisense.

Mais novidades sobre essa versão você pode conferir no blog da microsoft no link abaixo:


Não deixem de conferir a importação em PDF que tá sensacional.

Grande abraço e até a próxima.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu