Pular para o conteúdo principal

[Power BI e PowerAutomate] Versionamento e Publicação Automática dos seus arquivos PBIX

Power BI - Colorindo os gráficos com base em uma medida.



Olá seus escritores de Power Query em Libras, tudo bem? (sim eu sei que forcei...)

Vamos aqui rapidinho, porque eu não tenho tempo livre de vocês pra ta lendo um blog como esse, mostrar uma dúvida de um colega num dos grupos de Whatsapp.

Ele queria fazer uma formatação condicional de cores de um grafico de Barras. No caso específico ele queria as barras que tivessem os 10 maiores valores fossem azuis e as demais vermelhas.

Bem eu já mostrei a algum tempo atrás la no canal do Youtube, vai logo lá se inscrever CLICA AQUI, um vídeo que mostrava como criar uma formatação condicional (cores de fundo ou do texto) em uma tabela ou matriz com base em uma outra coluna ou com base em uma MEDIDA.

Acontece que isso fez tanto sucesso que a Microsoft na penúltima atualização (Novembro/2018) trouxe essa feature para os demais visuais permitindo agora saturar as cores de visuais de barra, coluna, mapa e etc com base em outra coluna ou numa medida.

Então vamos lá ao nosso exemplo

Criei um modelo com nome de pessoas e atribuí um valor qualquer a esses animais. Vamos querer criar um gráfico de barras que até o 5º maior valor fique na cor azul e os demais na cor vermelha ok?


Vamos então criar um gráfico de barras que no eixo X terá a coluna "Pessoa" e no valor a coluna "Valor"

E agora Rafael como colorir?

Easy garotinho...

Como eu ja falei para vocês la em cima, a titia MS nos deu o poder de formatar as cores desses valores  com base em uma medida. Então me responda qual a função DAX eu uso para criar uma "ordem" numeral com base nos valores?

RANKX !!!!!!!!

Vamos então criar um Ranking molezinha sem grandes dificuldades, bem 1º ano do primário.
Rank = 
RANKX(ALL(fDados);
      CALCULATE(SUM(fDados[Valor]));;
      DESC;
      Skip)
Essa Medida RANK cria um Ranking numerando de 1 à Quantidade de itens da fDados, com base na Soma da coluna Valor na ordem decrescente, ou seja quem tiver maior valor vai ganhar número 1, o segundo maior número 2 e assim por diante.

Se eu jogar esse Rank la naquela primeira tabelinha que mostrei pra vocês com os dados vai me trazer o seguinte resultado.
Como você pode ver o Juliano que tem o maior valor atribuído ficou no Rank 1, Ruy segundo maior valor, ficou no Rank 2.

Então agora só formatar nosso gráfico de barras selecionando ele, indo lá no rolinho de formato, cores dos dados e clicar em Controles Avançados.




Vai abrir uma caixa de diálogo e a primeira coisa que tem lá é opção de escolher "Formatar Por" e Valos Escolher "Regras", vai mudar a tela e irá aparecer "Com base no Campo" e escolhemos a medida criada chamada "Rank"



Muito bem, você vai ver então que existem agora as opções de "Regras", ou seja, como queremos que com base no Resultado de Rank sejam coloridas nossas barras.

Eu quero então que se no meu Rank estiver menor ou igual a 5 (ou seja, até o quinto maior valor) ele pinte a barra de Azul, caso contrário pinte de vermelho.

Agora só preencher as Regras,

Primeira:

Se o valor é maior que ou igual a Mínimo e é menor que ou igual a 5 então "Azul"

Segunda:

Se o valor é maior que 5 e é menor que ou igual a Máximo então "Vermelho"

Para aparecer as palavras Mínimo e Máximo basta que você apague o zero que o sistema coloca automaticamente no campo de valor.

Esses campos de valores SOMENTE ACEITAM NÚMERO.



Pode dar OK e seus dados estarão lindamente coloridos da forma como você pediu ao papai noel.


E por hoje é só pessoal, bons estudos e até a próxima.






Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, é possível colocar legenda em um ponto especifico do gráfico? Por exemplo, eu quero destacar, colocando a legenda apenas no ponto com a minha maior venda e demais valores eu não irei indicar o valor. é possível fazer isso no powerbi?

    ResponderExcluir
  3. Não menospreze as pessoas, isso é ridículo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi??? Onde eu menosprezei alguém macho vei? Se incomodou com as brincadeiras do Post? Se for isso é fácil, só não acessar mais, tem muita gente fazendo bom conteúdos por aí e você pode lê-los ou assisti-los, ou que tal também começar a fazer algo pela comunidade e criar também conteúdo? Grande abraço e deixa de sisudez a vida é pra ser curtida, eu sempre brinquei e sempre vou brincar nos meus posts.

      Excluir
  4. olá. sabe como fazer o mesmo passo na versao de dez do power bi ? Não tem essa opção de controles avançados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao lado da COR padrão você passa o mouse vão aparecer 3 pontinhos clica lá.

      Excluir
  5. Olá. Eu tenho um gráfico onde não aparece a opção de formatação condicional. Eu tentei fazer ele só add as colunas da minha tabela e depois tentei transformando a soma dessas colunas em medidas. Tem ideia do que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Tem como fazer isso de forma menos manual, preferencialmente usando a paleta de cores definida por um template adicionado em .json?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] Atualização MARÇO 2020 !!!!

Atualização Power BI Março de 2020!
Olá meus queridos, saiu agorinha a pouco a atualização do nosso Power BI Desktop de Março de 2020.

A atualização você pode fazer aqui:

https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=58494

Alguns itens você pode acompanhar aqui nesse rápido artigo pra sair brincando hoje mesmo com a sua atualização.

1) Botão de "pesquisar" nos filtros laterais
Muitas vezes você tem uma série de filtros em uma página ou relatório e é dificil encontrar aquele filtro específico, bem agora você com o botão de pesquisa pode procura-lo muito mais fácil utilizando o nome dele. Por enquanto ainda não é possível utiliza os "sinônimos" que você pode criar para cara coluna, tabela, ou medida na área de modelo, mas quem sabe em breve né?

2) Ordenar Tabela por mais de uma Coluna 
Esse é um dos grandes pedidos da comunidade, e veio através do ideas.powerbi.com , agora você pode, como no excel, ordenar uma tabela por mais de uma coluna bastando utiliza…

[Power Query] Código M para Dataset sobre Covid19 no Brasil e a Função Value.Metada

Muita gente tem feito alguns relatórios legais sobre covid19, como não sou tão fã de fazer relatórios bonitos pra ficar postando, prefiro trabalhar behind the scenes e trazer na verdade um Dataset do ministério da saúde sobre Covid19 nos estados.
PS. Foi feita uma alteração no Código por conta de alterações no nome do arquivo o abaixo é o mais atual então algumas coisas no artigo podem estar diferentes mas a ideia central é a mesma.
O grande detalhe dessa consultá é que utilizei uma função em PowerQuery conhecida por poucos a Value.Metadata.
Essa função permite trazer informações específicas sobre os nossos dados, ela só tem um argumento que é um valor qualquer. 
Se utilizamos como argumento uma tabela, por exemplo, na Value.Metadata ele vai me trazer informações sobre QueryFolding que você já viu aqui nesse VÍDEO.


Além disso vai me trazer informações de qual é a fonte de dados, bem como meu "Path" ou Caminho dessa fonte. No caso como era uma fonte SQL o Path seria servidor e ban…

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês?

Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI.

Antes também gostaria de te fazer dois convites:

O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa),

https://youtube.com/rafaelmendonca

Dados os recados vamos para nosso problema...

1) Seu dia amanheceu assim...
Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação:


Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"?

Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou.

2) Verificando a Opção Desabilitada...
A partir daqui você precisa ter acesso de admi…