Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

Power BI - Usando Filtro de Data Relativa







Olá seus Ministros do SPBI (Supremo Power BI),

Vamos falar novamente de data, mas hoje sobre filtro de data relativa.

Tenho percebido que muita gente (muita mesmo) não conhece esse recurso que é bem simples de usar e bem eficiente quando queremos fixar períodos relativos em um relatório.

Períodos relativos são períodos fechados relativos a data atual, últimos X meses, Este Dia, Próximas Y semanas e por aí vai.

Você pode usar períodos relativos tanto em Filtros na página, filtros de relatório, e até para filtrar individualmente um único visual da sua página.

Vamos então ver como utilizar esse filtro?

Mas antes não esquece de dá um pulo lá no Canal do youtube que se essa semana chegar a 500 inscritos eu vou gravar um vídeo ensinando como hackear o power bi e fazer conta pró ilimitadas...

Mentira isso é impossível... mas se inscreve lá deixa de ser pão duro.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Filtros relativos na Página


Esse é um filtro de data num slicer padrão como você ja conhece e deve usar bastante.

Abaixo temos então nesse período inteiro o meu valor de Meta de Faturamento.

A partir desse mesmo filtro em uma página podemos transforma-lo em um filtro de data relativa simplesmente alterando o seu tipo.

Como Rafael?





Basta clicar esse pequeno "v" que tem ao lado da borrachinha e escolher "Filtro de Data Relativa"







Temos então nosso belíssimo Filtro de Data Relativa.

Onde podemos agora escolher qual período relativo queremos.

Note que ele tem 3 opções.

Na primeira você vai escolher que tipo de "Relativo" você deseja (este, último, próximos...), no segundo argumento a quantidade de relativos (1, 2, 3,.., ou nada), e no terceiro o tipo de Período (meses, dias, anos e etc).

Quando escolhi então este Meses (Calendário) logo abaixo é mostrado o período efetivo que está sendo filtrado na minha página, 01/12/2018 - 31/12/2018.

E no carto o valor da minha meta que foi 1,67 Mil.

Retornando para o filtro padrão e escolhendo ali de forma bem chata o período inicial e final, vejam que tive o mesmo resultado 1,67 Mil.


Data Relativa em Um Único VISUAL


Vimos então como usar um filtro relativo numa página inteiro, e dessa forma todos os elementos nessa página seriam filtrados(ou não, há como desativar a interação para um elemento especifico).

Agora e se eu quiser que apenas um elemento traga uma data relativa?

Por exemplo se eu quisesse que num card mostrasse a meta de todo o período histórico e em outro card mostrasse sempre a meta do mês corrente?


Nesse caso podemos selecionar o CARD que queremos que tenha apenas o mês corrente, e arrastar a coluna de data (estou usando da própria fato, mas você no seu modelo use a da Dimensão seu animalzinho) para a área de "Filtro>Filtros de Nível Visual" nas configurações do meu Visual, fica logo abaixo alí de "Campos".



Vai ser mostrado pra você então a listagem de todas as datas e o Tipo de Filtro.

Vamos simplesmente alterar o tipo de filtro para "Filtragem de data Relativa"

E escolher na sequência, a data relativa que queremos que é "está neste" e "mês".



Temos então novamente os meus 1,67 Mil de meta no mês.


Data Relativa em TODO o relatório.

Você pode também ter acordado de mal humor e deseja agora fixar todo o seu relatório para so mostrar datas, períodos e etc de um período específico usando data relativa. E essa dica serve para você criar filtros que se propaguem fixamente por todo seu relatório.

No exemplo anterior vimos que arrastamos a coluna de data para o Filtro de Nivel de Visual.

Logo abaixo dessa opção temos o Filtros de Nível de Página e um pouco mais abaixo Filtros de nível de relatório.

Como queremos fixar algo no nosso relatório inteiro, então você simplesmente vai arrastar agora a data para lá e o mesmo processo anterior, escolher Filtragem de data relativa e "está neste" e "mês".



Agora você tem todas as páginas filtradas apenas pelo período fixado no Filtro de Nível de Relatório. Fácil demais, mais fácil que os desafios do Edney (kkkkkkkkkk).


E por hoje é só, espero que as dicas possam lhe ajudar e bons Dashboards.



Comentários

  1. Muito bom Mestre Rafael! Dica importante e bem prática de fazer, principalmente para quem ainda anda tendo dificuldade com o DAX. Agora questão peculiar é a seguinte: Quando não existem dados nos dias atuais ainda assim o filtro de data relativa aplicar o período selecionado. Exemplo: Apliquei filtro relativo dos últimos 30 dias em visual de vendas diárias, no entanto, estamos em 19/12 e meus últimos dados são de 14/12, ainda assim o filtro permanecerá no período de 20/11 a 19/12, o que pode deturpar algumas análise. Ou seja, aí tinha que incrementar com Datesbetween ou Dateadd. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... Os filtros de data relativas são sempre relativas com base no periodo HOJE, e não com base no periodo da fato. Então se eu peço ultimos 30 dias, são ultimos 30 dias relativos a hoje e não ultimos 30 dias de movimento na fato. Otima observação meu amigo Isaias Cds...

      Excluir
  2. Rafael Boa Noite . Tem como adicionar horas nas data relativas ?

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por compartilhar, me ajudou muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas