Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Primeiro Post do ano quero começar com algo para o qual tenho me dedicado bastante que é administração de ambientes de Power BI e hoje com uma dúvida que um colega colocou em um dos grupos do Power BI do Planilheiros Brasil. 


Para realizar os procedimentos desse artigo você precisa ter permissão de edição e criação de grupos nas configurações de AD na Azure e ter Licenciamento Azure AD Premium P1 ou P2.

Imagina então que você tem um Workspace ou Apps do Workspace que precisa dar permissão de leitura para todos os colaboradores de empresa, de uma área, de uma filial, etc, incluir manualmente novos usuários e ter certeza que não esqueceu ninguém pode ser algo bem complicado e que te gere um bom tempo de trabalho e reclamações. Nesse sentido em grandes corporações são criados grupos de usuários para que seja dada a permissão a um grupo e não individualmente a pessoas da empresa, sendo assim qualquer individuo que seja incluído em um grupo passa a ter a todas as permissões que o grupo tem, incluindo acesso a Workspaces e Apps do Workspace, que são as formas seguras de compartilhar nossos relatórios do Power BI.


No entanto também quando trabalhamos com grupos de usuários há uma necessidade de inserir os usuários nesse grupo, mas podemos reduzir bastante o trabalho trabalhando com Grupos Dinâmicos do AD.

Esse tipo de grupo de usuário pode facilitar também sua vida na inclusão de Usuários em uma regra de RLS (Row Level Security), visto que Grupos de Segurança podem ser incluídos em RLS.

A criação de Grupos Dinâmicos é bem simples e é feita em poucos passos.

Indo no nosso Azure Active Directory dentro do Portal da Azure


Acessando a área de Grupos:



Novo grupo


Vamos ter as opções de Criar Grupos de Segurança e Microsoft 365para o nosso caso do Power BI a diferença fica por conta que um Grupo de Segurança não tem um E-mail e não poderia ser incluído por exemplo para receber alertas de erros no Gateway e Grupos do Microsoft 365 não podem se incluídos em Regra de RLS.



Após Preencher as informações Obrigatórias de Tipo, Nome e Email do Grupo ( se utilizando o tipo Microsoft 365), é que vem o detalhe que é o Tipo de Inscrição ou como está na minha tela Membership Type. Aqui vamos escolher Dynamic User para que seja habilitada a possibilidade de criar uma Regra, e após selecionar o tipo clicamos em "Add dynamic Query" que é a regra que incluirá automaticamente os novos usuários ou usuários já existentes do AD que se enquadrem na Regra.



Basta então escolhermos uma Propriedade (existem várias) um Operador e o Valor. No nosso exemplo estou utilizando a propriedade accountEnabled que valida se o usuário está ativo ou não, passei o operador "Equals" e o valor "true". Com essa forma todos os usuários Ativos do meu tenant serão incluídos nesse grupo.


Podemos então salvar nosso novo grupo.

Retornando para a tela de grupos vamos então seleciona-lo para testar se a regra criada está funcional.


Dentro do Grupo vamos selecionar no menu em Manage as regras de inscrição dinâmica, ir na opção Validar Regras, logo abaixo em Adicionar Usuários, selecionamos um ou mais usuários para testes. 


Se a regra estiver valida recebermos um Status VERDE com o OK que aquele usuário faz parte do grupo dinâmico.


Caso contrário você pode selecionar a opção Ver Detalhes que lhe mostrará os motivos do usuário não fazer parte do seu grupo criado.


Uma vez o grupo criado basta irmos na nossa Workspace (ou onde quer que você vá usar seu grupo) e incluir o grupo.




Além da criação de grupos dinâmicos o Azure Active Directory Premium abre várias possibilidades de administração dos seus usuários podendo criar regras de acesso para bloquear por acessos de dispositivos não reconhecidos, bloquear acesso via Navegador, bem como monitorar de forma mais eficiente a segurança do seu ambiente de Power BI como um todo.

Por hoje é só, valeu e até a próxima.

Comentários

  1. Olá Rafael! Estou com uma dúvida muito grande! Tenho uma tabela no power BI e gostaria de inserir mais uma linha nela, qual função usaria? O nome da tabela é DimCampanha e está assim:

    Id_campanha Nome_da_Campanha
    200 Campanha 2
    100 Campanha 1
    300 Campanha 3
    400 Campanha 4


    Gostaria de adicionar uma quinta linha à essa tabela, com o Id_campanha= 500, e o Nome_da_Campanha= Campanha 5. Estou utilizando essa fórmula que vi na internet mas fica dando erro:

    = Table.InsertRows(DimCampanha,4,{[Id_campanha="500",Nome_da_campanha="Campanha 5"]})

    o erro que aparece é esse:
    Expression.Error: Uma referência cíclica foi encontrada durante a avaliação.

    Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas