Primeiro Post do ano quero começar com algo para o qual tenho me dedicado bastante que é administração de ambientes de Power BI e hoje com uma dúvida que um colega colocou em um dos grupos do Power BI do Planilheiros Brasil.
Para realizar os procedimentos desse artigo você precisa ter permissão de edição e criação de grupos nas configurações de AD na Azure e ter Licenciamento Azure AD Premium P1 ou P2.
Imagina então que você tem um Workspace ou Apps do Workspace que precisa dar permissão de leitura para todos os colaboradores de empresa, de uma área, de uma filial, etc, incluir manualmente novos usuários e ter certeza que não esqueceu ninguém pode ser algo bem complicado e que te gere um bom tempo de trabalho e reclamações. Nesse sentido em grandes corporações são criados grupos de usuários para que seja dada a permissão a um grupo e não individualmente a pessoas da empresa, sendo assim qualquer individuo que seja incluído em um grupo passa a ter a todas as permissões que o grupo tem, incluindo acesso a Workspaces e Apps do Workspace, que são as formas seguras de compartilhar nossos relatórios do Power BI.
No entanto também quando trabalhamos com grupos de usuários há uma necessidade de inserir os usuários nesse grupo, mas podemos reduzir bastante o trabalho trabalhando com Grupos Dinâmicos do AD.
Esse tipo de grupo de usuário pode facilitar também sua vida na inclusão de Usuários em uma regra de RLS (Row Level Security), visto que Grupos de Segurança podem ser incluídos em RLS.
A criação de Grupos Dinâmicos é bem simples e é feita em poucos passos.
Indo no nosso Azure Active Directory dentro do Portal da Azure
Vamos ter as opções de Criar Grupos de Segurança e Microsoft 365para o nosso caso do Power BI a diferença fica por conta que um Grupo de Segurança não tem um E-mail e não poderia ser incluído por exemplo para receber alertas de erros no Gateway e Grupos do Microsoft 365 não podem se incluídos em Regra de RLS.
Basta então escolhermos uma Propriedade (existem várias) um Operador e o Valor. No nosso exemplo estou utilizando a propriedade accountEnabled que valida se o usuário está ativo ou não, passei o operador "Equals" e o valor "true". Com essa forma todos os usuários Ativos do meu tenant serão incluídos nesse grupo.
Podemos então salvar nosso novo grupo.
Retornando para a tela de grupos vamos então seleciona-lo para testar se a regra criada está funcional.
Dentro do Grupo vamos selecionar no menu em Manage as regras de inscrição dinâmica, ir na opção Validar Regras, logo abaixo em Adicionar Usuários, selecionamos um ou mais usuários para testes.
Se a regra estiver valida recebermos um Status VERDE com o OK que aquele usuário faz parte do grupo dinâmico.
Uma vez o grupo criado basta irmos na nossa Workspace (ou onde quer que você vá usar seu grupo) e incluir o grupo.
Além da criação de grupos dinâmicos o Azure Active Directory Premium abre várias possibilidades de administração dos seus usuários podendo criar regras de acesso para bloquear por acessos de dispositivos não reconhecidos, bloquear acesso via Navegador, bem como monitorar de forma mais eficiente a segurança do seu ambiente de Power BI como um todo.
Por hoje é só, valeu e até a próxima.
Olá Rafael! Estou com uma dúvida muito grande! Tenho uma tabela no power BI e gostaria de inserir mais uma linha nela, qual função usaria? O nome da tabela é DimCampanha e está assim:
ResponderExcluirId_campanha Nome_da_Campanha
200 Campanha 2
100 Campanha 1
300 Campanha 3
400 Campanha 4
Gostaria de adicionar uma quinta linha à essa tabela, com o Id_campanha= 500, e o Nome_da_Campanha= Campanha 5. Estou utilizando essa fórmula que vi na internet mas fica dando erro:
= Table.InsertRows(DimCampanha,4,{[Id_campanha="500",Nome_da_campanha="Campanha 5"]})
o erro que aparece é esse:
Expression.Error: Uma referência cíclica foi encontrada durante a avaliação.
Você poderia me ajudar?