Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

[Power BI] Pai Rafael traz a lista de features previstas no Power BI para 2020.



Revelamos o oculto e o escondido, só que nem tanto...


Olá pessoas de pouca fé tudo bem?

Eu não trago a pessoa amada em 3 dias mas hoje quero trazer pra vocês algumas das novidades (as que eu mais curti) previstas para o Power BI em 2020 já divulgadas pela microsoft no seu Release Plan que pode ser acessado completo no endereço https://docs.microsoft.com/pt-br/power-platform-release-plan/2020wave1/business-intelligence/

Como eu sei que você vai ter preguiça de ler lá e talvez seja difícil de entender alguma das coisas eu vou desenhar facilitar pra você.

Esse plano de lançamento pode sofrer alterações, bem como claro algumas coisas são mantidas em segredo, nem tudo que virá está no plano de novas features.

Vamos então às features que vão talvez fazer a sua cabeça em 2020.


Personalização de Visuais para Usuários Finais


Quando: Abril/2020 (Preview)

Hoje quando compartilhamos um relatório com um usuário que não tenha permissão de edição nesse relatório, o relatório é fixo em relação aos tipos de gráficos que ele verá em sua tela, ou seja se um gráfico é de linhas, ele vai ser SEMPRE de linhas a não ser que alguém com permissão de editar possa ir lá e alterar o tipo de gráfico, o que alterará para todo mundo com quem esse gráfico seja compartilhado.


Com essa nova feature o usuário poderá escolher mudar informações relativas ao layout do visual e aparentemente eixos horizontal e vertical e salvar esse dado em um BookMark, o que não deverá alterar a visualização para os demais usuários, sendo essa uma experiência individual de cada usuário.


Modelos Compostos para Conjuntos de Dados do Power BI e do Azure Analysis Services.


Quando: Agosto/2020 (Preview)

Desde 2018 já é possível mesclar os modos Import e DirectQuery dentro do Power BI o que abriu excelentes possibilidades para utilização de fontes de dados com grandes volumes de informações mesclando com dimensões que poderiam estar em import para facilitar as consultas.

MAS... nem tudo são flores, quando conectamos hoje a um DataSet do Power BI ou a um Modelo do Azure Analysis Services o Power BI desktop bloqueia toda parte de importação de dados, relacionamentos e visualização, não permitindo que possamos inserir mais aquela tabelinha que não ta ainda na camada semântica, o que mata boa parte da Graça do SelfService BI.



Com essa função será habilitado a possibilidade de importar novos conjunto de dados como aquela tabelinha de Excel onde você coloca suas informações de metas rs (Sim eu sei que você tem essa tabela, todo mundo tem).


Atualização Incremental Para Usuários PRO


Quando: Maio/2020

Essa é talvez uma das maiores requisições e maiores necessidades dentro do Power BI, a possibilidade de atualizar apenas uma parte dos dados e não necessariamente todo o conjunto de dados vai desafogar nossos servidores, reduzir tempo de atualização e facilitar atualizar relatórios que já vão próximos ao limite das contas Pro (1gb por dataset).


Formatação Condicional para Totais e SubTotais


Quando: Julho/2020

Hoje nos nossos visuais de tabela e matriz conseguimos fazer formatação condicional das cores de fundo, cores de texto , barras e até ícones, de três formas diferentes, usando colunas ou medidas.

E sempre o cliente pede, mas eu quero que formate alí o TOTAL, dá??? e a resposta é sempre "Dá não patrão", mas isso está com os dias contados.

GRAÇAS AO BOM DEUS alguém olhou pra nós e vai lançar a possibilidade de formatar esses meninos deixando as tabelas e matrizes com uma experiência mais próxima ao que os clientes já tem no bendito excel.

É a cara do cliente dizer, "ahhh no excel isso eh bem facin"...



Escalabilidade do Power BI Embedded


Quando: Abril/2020

Deus é Pai... essa também é uma feature que estava inclusive no release plan para o final do ano passado. Basicamente ela habilita a possibilidade de elasticidade dos nós do Power BI Embedded, o que já é possível hoje de forma precária, pois hoje se eu migro um Nó de A1 para A2 por exemplo o serviço CAI e demora uns 3 a 5 minutos para retornar. Com a escalabilidade será eliminada essa queda durante a migração de um nó.



Direct Query no DataFlows


Quando: Abril/2020 (Preview)

Essa é pra glorificar de pé Igreja. Hoje quando usamos o Dataflows para eliminar a necessidade de subir a mesma tabela varias vezes para datasets diferentes e precisamos usar essa tabela em um dataset o Power BI importa os dados o que gera um probleminha chato que é a necessidade de atualizar os dados do dataset em sequencia à atualização do DataFlows.

Sendo assim se você usar a conexão a DataFlows em DirectQuery elimina qualquer necessidade de dupla atualização dos dados.

Tô pensando que isso pode significar também uma atualização do conector do BlobStorage permitindo DirectQuery para dados que estejam no seu Blob, hein?  Quem Sabe..


Ctrl+C Ctrl+V em visuais no Power BI Serviço

Quando: Abril/2020

Talvez você já tenha passado pela necessidade de usar um gráfico do Power BI em formato Imagem em um Word, Excel, ou Power Point, ou até no seu blog, e aí a gente acaba tendo que dar um print da página e editar a imagem... 😌

Agora você vai poder sem problema algum copiar os visuais e colar onde você quiser sem necessidade desses subterfúgios.


BookMarks aplicados a relatórios enviados por e-mail.


Quando: Abril/2020

Essa é uma que já tive que criar robô pra fazer acontecer e agora não mais será necessário.

Poderemos com ajuda de Jah, setar bookmarks e assinar o relatório para recebe-lo com o bookmark aplicado o que é coisa linda. 


Dark Mode Para Power BI Mobile.


Quando: Junho/2020 (Preview)

Bem isso nem precisa explicar né? A microsoft vai ajudar nossos belos olhos a ficarem menos cansado liberando a possibilidade de habilitar darkmode que ja está presente aí em tantas das nossas aplicações mobile de uso diário como Whatsapp, twitter, instagram e etc.


E é isso moçada, outras coisas estão previstas para serem lançadas e estão lá no release plan. Outras estão planejadas mas infelizmente ainda não podemos revelar pra vocês, mas que serão de grande ajuda.

Grande Abraço e até a próxima.


Comentários

  1. Boa tarde, Rafa.

    Obrigado pelas informações, nem encontrei a referencia nos documentos da microsoft? Sobre atualização Modelos Compostos para Conjuntos de Dados do Power BI e do Azure Analysis Services. Agosto/2020 (Preview).

    Consegue compartilhar o Link? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tá na mão...
      https://docs.microsoft.com/pt-br/power-platform-release-plan/2020wave1/business-intelligence/composite-models-over-power-bi-azure-analysis-services-datasets

      Excluir
  2. Parabéns pela divulgação e a disseminação de um conteúdo tão relevante para análise de dados nos dias atuais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas