Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

[Power BI Administração] Alertas de Atividade o X9 do Power BI.



Olá moçada boa futeboleira....

Hoje dando continuidade ao Post sobre Publicação na Web vamos mostrar como depois de habilitar o Publicar na Web você pode receber notificações sempre que alguém criar um link público bem como fazer várias outras ações que você pode também ser notificado.

Antes de mais nada se você não conhece ainda meu canal no Youtube, dá uma corrida lá teve vídeo novo na última semana sobre conexões ODBC para o Power BI...Então confere lá e se inscreve, que na próxima semana tem vídeo de DAX.



Neste artigo para fazer essas operações precisa ser administrador não só do Power BI, mas do tenant, ou seja, ter opção de adicionar e remover usuários e etc.

Vamos então ao caminho para você chegar na área de configuração de alertas:

Você precisa ir para a área de Administração do Office 365.


 Dentro da área de notificação, no menu lateral esquerdo você precisa ir até o final dele e encontrar o Centro de Administração>Conformidade e Segurança. Nessa mesma área também pode ter acesso ao centro de administração do OneDrive, Power Apps entre outros, caso você possua esses Apps.


Abrirá numa outra Janela a área de "Conformidade e Segurança" e no menu lateral iremos para Alertas>Painel e serão abertas algumas opções na sua tela e escolheremos "Alertas de Atividades" no painel "Outros Alertas".


Serão mostrados então os alertas de atividade que eu já havia configurado. Mas iremos clicar em "Nova politica de alerta" para criar um alerta do zero.


Dentro da Nova política de alerta, temos que obrigatoriamente informar o nome da Politica e este é muito importante pois será enviado para o nosso e-mail um e-mail com o nome da Politica de Alerta e você poderia quem sabe configurar uma ação no Flow com isso, que tal?

Ao lado de "Enviar este alerta quando..." vamos clicar na seta para baixo e depois em "Escolha as atividades para o alerta"


Dentro dessas opções teremos varias atividades, para vários aplicativos MS que você pode ter na sua empresa. Vamos rolar a tela para um pouco depois da metade e encontraremos "Atividades do Power BI" e logo abaixo teremos uma série de Opções para criarmos alertas, aproveita para explorar e ver se algo não pode te ajudar também.


Mas no nosso caso iremos procurar por "Relatório do Power BI publicado na Web" que nos enviará um e-mail toda vez que alguém criar um Link Público.

Em destinatários vou escolher o meu e-mail porque eu que quero receber o alerta e salvar o alerta criado.



Voltando para o nosso Power BI, eu abri um relatório qualquer do Power BI e publiquei na Web como vocês podem ver no gif abaixo.


E como esperado no meu e-mail recebi o alerta em que no cabeçalho do e-mail tenho o nome da notificação criada e no corpo tenho o tipo de atividade, o usuário que executou a atividade e também o nome do Relatório (ítem) que sofreu a atividade.



Por hoje é só moçada espero que tenham gostado e que sejam muito úteis as possibilidades de notificações para aumentar a segurança e melhor controle dos dados da sua empresa.

Grande abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo  https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/  e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo  https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/  , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse...