Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

[Power BI Administração] Alertas de Atividade o X9 do Power BI.



Olá moçada boa futeboleira....

Hoje dando continuidade ao Post sobre Publicação na Web vamos mostrar como depois de habilitar o Publicar na Web você pode receber notificações sempre que alguém criar um link público bem como fazer várias outras ações que você pode também ser notificado.

Antes de mais nada se você não conhece ainda meu canal no Youtube, dá uma corrida lá teve vídeo novo na última semana sobre conexões ODBC para o Power BI...Então confere lá e se inscreve, que na próxima semana tem vídeo de DAX.



Neste artigo para fazer essas operações precisa ser administrador não só do Power BI, mas do tenant, ou seja, ter opção de adicionar e remover usuários e etc.

Vamos então ao caminho para você chegar na área de configuração de alertas:

Você precisa ir para a área de Administração do Office 365.


 Dentro da área de notificação, no menu lateral esquerdo você precisa ir até o final dele e encontrar o Centro de Administração>Conformidade e Segurança. Nessa mesma área também pode ter acesso ao centro de administração do OneDrive, Power Apps entre outros, caso você possua esses Apps.


Abrirá numa outra Janela a área de "Conformidade e Segurança" e no menu lateral iremos para Alertas>Painel e serão abertas algumas opções na sua tela e escolheremos "Alertas de Atividades" no painel "Outros Alertas".


Serão mostrados então os alertas de atividade que eu já havia configurado. Mas iremos clicar em "Nova politica de alerta" para criar um alerta do zero.


Dentro da Nova política de alerta, temos que obrigatoriamente informar o nome da Politica e este é muito importante pois será enviado para o nosso e-mail um e-mail com o nome da Politica de Alerta e você poderia quem sabe configurar uma ação no Flow com isso, que tal?

Ao lado de "Enviar este alerta quando..." vamos clicar na seta para baixo e depois em "Escolha as atividades para o alerta"


Dentro dessas opções teremos varias atividades, para vários aplicativos MS que você pode ter na sua empresa. Vamos rolar a tela para um pouco depois da metade e encontraremos "Atividades do Power BI" e logo abaixo teremos uma série de Opções para criarmos alertas, aproveita para explorar e ver se algo não pode te ajudar também.


Mas no nosso caso iremos procurar por "Relatório do Power BI publicado na Web" que nos enviará um e-mail toda vez que alguém criar um Link Público.

Em destinatários vou escolher o meu e-mail porque eu que quero receber o alerta e salvar o alerta criado.



Voltando para o nosso Power BI, eu abri um relatório qualquer do Power BI e publiquei na Web como vocês podem ver no gif abaixo.


E como esperado no meu e-mail recebi o alerta em que no cabeçalho do e-mail tenho o nome da notificação criada e no corpo tenho o tipo de atividade, o usuário que executou a atividade e também o nome do Relatório (ítem) que sofreu a atividade.



Por hoje é só moçada espero que tenham gostado e que sejam muito úteis as possibilidades de notificações para aumentar a segurança e melhor controle dos dados da sua empresa.

Grande abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va