Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

[Power BI Administração] Alertas de Atividade o X9 do Power BI.



Olá moçada boa futeboleira....

Hoje dando continuidade ao Post sobre Publicação na Web vamos mostrar como depois de habilitar o Publicar na Web você pode receber notificações sempre que alguém criar um link público bem como fazer várias outras ações que você pode também ser notificado.

Antes de mais nada se você não conhece ainda meu canal no Youtube, dá uma corrida lá teve vídeo novo na última semana sobre conexões ODBC para o Power BI...Então confere lá e se inscreve, que na próxima semana tem vídeo de DAX.



Neste artigo para fazer essas operações precisa ser administrador não só do Power BI, mas do tenant, ou seja, ter opção de adicionar e remover usuários e etc.

Vamos então ao caminho para você chegar na área de configuração de alertas:

Você precisa ir para a área de Administração do Office 365.


 Dentro da área de notificação, no menu lateral esquerdo você precisa ir até o final dele e encontrar o Centro de Administração>Conformidade e Segurança. Nessa mesma área também pode ter acesso ao centro de administração do OneDrive, Power Apps entre outros, caso você possua esses Apps.


Abrirá numa outra Janela a área de "Conformidade e Segurança" e no menu lateral iremos para Alertas>Painel e serão abertas algumas opções na sua tela e escolheremos "Alertas de Atividades" no painel "Outros Alertas".


Serão mostrados então os alertas de atividade que eu já havia configurado. Mas iremos clicar em "Nova politica de alerta" para criar um alerta do zero.


Dentro da Nova política de alerta, temos que obrigatoriamente informar o nome da Politica e este é muito importante pois será enviado para o nosso e-mail um e-mail com o nome da Politica de Alerta e você poderia quem sabe configurar uma ação no Flow com isso, que tal?

Ao lado de "Enviar este alerta quando..." vamos clicar na seta para baixo e depois em "Escolha as atividades para o alerta"


Dentro dessas opções teremos varias atividades, para vários aplicativos MS que você pode ter na sua empresa. Vamos rolar a tela para um pouco depois da metade e encontraremos "Atividades do Power BI" e logo abaixo teremos uma série de Opções para criarmos alertas, aproveita para explorar e ver se algo não pode te ajudar também.


Mas no nosso caso iremos procurar por "Relatório do Power BI publicado na Web" que nos enviará um e-mail toda vez que alguém criar um Link Público.

Em destinatários vou escolher o meu e-mail porque eu que quero receber o alerta e salvar o alerta criado.



Voltando para o nosso Power BI, eu abri um relatório qualquer do Power BI e publiquei na Web como vocês podem ver no gif abaixo.


E como esperado no meu e-mail recebi o alerta em que no cabeçalho do e-mail tenho o nome da notificação criada e no corpo tenho o tipo de atividade, o usuário que executou a atividade e também o nome do Relatório (ítem) que sofreu a atividade.



Por hoje é só moçada espero que tenham gostado e que sejam muito úteis as possibilidades de notificações para aumentar a segurança e melhor controle dos dados da sua empresa.

Grande abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas