Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

Power BI - Transformando listas de valores em um único registro concatenado.



Olá meus amiguinhos Linkedinzeiros, tudo bem?

Hoje em mais uma dica de transformação de dados utilizando o nosso amigo Power Query, vamos conhecer uma necessidade de um colega dos Grupos de Whatsapp da vida que vai ver é a sua também, aprendendo um pouco mais sobre Linguagem M.

Originalmente (e foi o que passei para ele) eu criei a solução com Função Personalizada, que você pode conhecer um pouco mais lá no meu canal nesse vídeo aqui:


Aproveita e inscreva-se no canal, macho vei.

No final do artigo eu deixo para vocês o código M da solução com Função Personalizada.

Passado todo o lenga-lenga inicial, vamos conhecer nossos dados a serem tratados hoje:



Nos nossos dados temos as seguintes informações, uma coluna com "idreserva" que seria o identificador de uma reserva de viagens, coluna "seqtrecho" que é uma sequência dos trechos de viagens, ou seja, a pessoa pode ir para somente um destino como no idreserva = 1 ou para vários destinos com a mesma reserva como no idreserva = 4 e por último temos "cidadede" que é a cidade de destino daquela reserva no trecho especificado.

O nosso colega queria que em CADA idreserva houvesse uma nova coluna com a listagem de todas as cidades destinos separados por "/" .

Teríamos assim no idreserva = 1 a coluna Lista com o valor AAA já que so temos um destino para essa idreserva, mas na idreserva = 3 a nossa coluna Lista teria o valor SFS/GDG/HHF para cada uma das 3 linhas dessa id, que é a concatenação de todas as cidades destino.

Explicado o conceito vamos para a nossa brincadeira.

1) Agrupando dados

Precisamos inicialmente agrupar nossos dados com base na coluna idreserva, fazendo com que tenhamos tabelas agrupadas para cada idreserva.

Fazemos isso clicando com o botão direito no cabeçalho da coluna "idreserva" e escolhendo a opção "Agrupar por...".



Temos então a nossa tela de opções de agrupamento.

Em "Operação" vamos alterar para "Todas as linhas".



Finalizado isso temos então uma coluna de Tabelas encapsuladas.


2) Criando uma Lista a Partir das Tabelas Encapsuladas.

No Power Query temos 3 tipos básicos de estrutura de dados, Registros, Listas e Tabelas.

Tabelas nada mais são que listas de várias listas, então cada Coluna de uma tabela pode ser transformada numa lista dos valores contidos naquela coluna específica.

Para tanto precisamos então selecionar apenas uma Coluna da Nossa Tabela.

Fazemos isso então criando uma Coluna Personalizada com a Função "Table.SelectColumns()".




A função Table.SelectColumns nos pede dois Argumentos, que são, uma Tabela que será a COLUNA DE TABELAS ENCAPSULADAS e uma Lista com os nomes das colunas a serem selecionada dessas Tabelas encapsuladas. No caso queremos apenas a coluna "cidadede" que é a Coluna que queremos concatenar suas linhas.



Então temos selecionada apenas a Coluna "cidadede", mas verificamos que os dados ainda estão com a estrutura "Table" e não é o que precisamos para a nossa transformação, precisamos que a estrutura esteja como Lista. Então vamos transforma-la aninhando a função já criada Table.SelectColumns() com a função Table.ToList() que transforma uma coluna de uma tabela em uma Lista. E faremos isso simplesmente alterando a nossa etapa de "Coluna Personalizada" clicando na "Catraca" ao lado do nome da Etapa e editando a função.





Agora sim tenho Listas ao invés de Tabela.

Fiz vocês darem essa volta para entender o conceito de aninhar funções no Power Query, mas poderíamos ter resolvido apenas informando na nossa coluna personalizada o Nome da Tabela e Nome da coluna dessa forma:



O resultado seria absolutamente o mesmo.

3) Extraindo e Concatenando.

Para finalizar precisamos então extrair os valores de dentro das listas concatenando-os com o "/" e isso é facílimo, só precisava saber que é possível rs...

No cabeçalho ao lado do nome da Coluna de Listas temos duas setas contrárias, clica nela e depois em "Extrair Valores...."



Na tela que será aberta vamos escolher que queremos concatenar os valores por um delimitador personalizado, e vamos escrever qual é o delimitador.



Temos nossa lista de valores concatenados Pronta.



Agora só extrair valores da coluna de Tabelas.



E bammm, está pronto nosso desafio de hoje.

Agora só curtir e correr pro abraço.

Gostou? Compartilha aí me adiciona no Linkedin, Twitter e Assina meu Canal .

Tem uma dúvida que ninguém conseguiu resolver? Manda para mim que meus bots irão te ajudar e quem sabe sua dúvida vai aparecer resolvida aqui.

Grande abraço e até a próxima.

Ahhh e não esqueci, segue o código M da outra forma de resolver, com função personalizada.

let
    Fonte = Table.FromRows(Json.Document(Binary.Decompress(Binary.FromText("i45WMlTSAWNHR0elWJ1oJSM43wnMN4byg92C4XyQGncXdzgfhD083MB8EzTzTKDqg6HqTaDqHYND4HwQ9nCLBPNNofr93DzAfDMoPzIoCM43grknFgA=", BinaryEncoding.Base64), Compression.Deflate)), let _t = ((type text) meta [Serialized.Text = true]) in type table [idreserva = _t, seqtrecho = _t, cidadede = _t]),
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(Fonte,{{"idreserva", Int64.Type}, {"seqtrecho", Int64.Type}, {"cidadede", type text}}),
    Funcao = (idreserva as number) =>
let
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(#"Tipo Alterado", each ([idreserva] = idreserva)),
    #"Colunas Removidas" = Table.RemoveColumns(#"Linhas Filtradas",{"idreserva", "seqtrecho"}),
    cidadede = #"Colunas Removidas"[cidadede]
in
    cidadede,
    QuaseFinal = Table.AddColumn(#"Tipo Alterado", "Lista", each Funcao([idreserva])),
    #"Valores Extraídos" = Table.TransformColumns(QuaseFinal, {"Lista", each Text.Combine(List.Transform(_, Text.From), "/"), type text})
in
    #"Valores Extraídos"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo  https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/  e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo  https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/  , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse...