Pular para o conteúdo principal

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

Power BI - Transformando listas de valores em um único registro concatenado.



Olá meus amiguinhos Linkedinzeiros, tudo bem?

Hoje em mais uma dica de transformação de dados utilizando o nosso amigo Power Query, vamos conhecer uma necessidade de um colega dos Grupos de Whatsapp da vida que vai ver é a sua também, aprendendo um pouco mais sobre Linguagem M.

Originalmente (e foi o que passei para ele) eu criei a solução com Função Personalizada, que você pode conhecer um pouco mais lá no meu canal nesse vídeo aqui:


Aproveita e inscreva-se no canal, macho vei.

No final do artigo eu deixo para vocês o código M da solução com Função Personalizada.

Passado todo o lenga-lenga inicial, vamos conhecer nossos dados a serem tratados hoje:



Nos nossos dados temos as seguintes informações, uma coluna com "idreserva" que seria o identificador de uma reserva de viagens, coluna "seqtrecho" que é uma sequência dos trechos de viagens, ou seja, a pessoa pode ir para somente um destino como no idreserva = 1 ou para vários destinos com a mesma reserva como no idreserva = 4 e por último temos "cidadede" que é a cidade de destino daquela reserva no trecho especificado.

O nosso colega queria que em CADA idreserva houvesse uma nova coluna com a listagem de todas as cidades destinos separados por "/" .

Teríamos assim no idreserva = 1 a coluna Lista com o valor AAA já que so temos um destino para essa idreserva, mas na idreserva = 3 a nossa coluna Lista teria o valor SFS/GDG/HHF para cada uma das 3 linhas dessa id, que é a concatenação de todas as cidades destino.

Explicado o conceito vamos para a nossa brincadeira.

1) Agrupando dados

Precisamos inicialmente agrupar nossos dados com base na coluna idreserva, fazendo com que tenhamos tabelas agrupadas para cada idreserva.

Fazemos isso clicando com o botão direito no cabeçalho da coluna "idreserva" e escolhendo a opção "Agrupar por...".



Temos então a nossa tela de opções de agrupamento.

Em "Operação" vamos alterar para "Todas as linhas".



Finalizado isso temos então uma coluna de Tabelas encapsuladas.


2) Criando uma Lista a Partir das Tabelas Encapsuladas.

No Power Query temos 3 tipos básicos de estrutura de dados, Registros, Listas e Tabelas.

Tabelas nada mais são que listas de várias listas, então cada Coluna de uma tabela pode ser transformada numa lista dos valores contidos naquela coluna específica.

Para tanto precisamos então selecionar apenas uma Coluna da Nossa Tabela.

Fazemos isso então criando uma Coluna Personalizada com a Função "Table.SelectColumns()".




A função Table.SelectColumns nos pede dois Argumentos, que são, uma Tabela que será a COLUNA DE TABELAS ENCAPSULADAS e uma Lista com os nomes das colunas a serem selecionada dessas Tabelas encapsuladas. No caso queremos apenas a coluna "cidadede" que é a Coluna que queremos concatenar suas linhas.



Então temos selecionada apenas a Coluna "cidadede", mas verificamos que os dados ainda estão com a estrutura "Table" e não é o que precisamos para a nossa transformação, precisamos que a estrutura esteja como Lista. Então vamos transforma-la aninhando a função já criada Table.SelectColumns() com a função Table.ToList() que transforma uma coluna de uma tabela em uma Lista. E faremos isso simplesmente alterando a nossa etapa de "Coluna Personalizada" clicando na "Catraca" ao lado do nome da Etapa e editando a função.





Agora sim tenho Listas ao invés de Tabela.

Fiz vocês darem essa volta para entender o conceito de aninhar funções no Power Query, mas poderíamos ter resolvido apenas informando na nossa coluna personalizada o Nome da Tabela e Nome da coluna dessa forma:



O resultado seria absolutamente o mesmo.

3) Extraindo e Concatenando.

Para finalizar precisamos então extrair os valores de dentro das listas concatenando-os com o "/" e isso é facílimo, só precisava saber que é possível rs...

No cabeçalho ao lado do nome da Coluna de Listas temos duas setas contrárias, clica nela e depois em "Extrair Valores...."



Na tela que será aberta vamos escolher que queremos concatenar os valores por um delimitador personalizado, e vamos escrever qual é o delimitador.



Temos nossa lista de valores concatenados Pronta.



Agora só extrair valores da coluna de Tabelas.



E bammm, está pronto nosso desafio de hoje.

Agora só curtir e correr pro abraço.

Gostou? Compartilha aí me adiciona no Linkedin, Twitter e Assina meu Canal .

Tem uma dúvida que ninguém conseguiu resolver? Manda para mim que meus bots irão te ajudar e quem sabe sua dúvida vai aparecer resolvida aqui.

Grande abraço e até a próxima.

Ahhh e não esqueci, segue o código M da outra forma de resolver, com função personalizada.

let
    Fonte = Table.FromRows(Json.Document(Binary.Decompress(Binary.FromText("i45WMlTSAWNHR0elWJ1oJSM43wnMN4byg92C4XyQGncXdzgfhD083MB8EzTzTKDqg6HqTaDqHYND4HwQ9nCLBPNNofr93DzAfDMoPzIoCM43grknFgA=", BinaryEncoding.Base64), Compression.Deflate)), let _t = ((type text) meta [Serialized.Text = true]) in type table [idreserva = _t, seqtrecho = _t, cidadede = _t]),
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(Fonte,{{"idreserva", Int64.Type}, {"seqtrecho", Int64.Type}, {"cidadede", type text}}),
    Funcao = (idreserva as number) =>
let
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(#"Tipo Alterado", each ([idreserva] = idreserva)),
    #"Colunas Removidas" = Table.RemoveColumns(#"Linhas Filtradas",{"idreserva", "seqtrecho"}),
    cidadede = #"Colunas Removidas"[cidadede]
in
    cidadede,
    QuaseFinal = Table.AddColumn(#"Tipo Alterado", "Lista", each Funcao([idreserva])),
    #"Valores Extraídos" = Table.TransformColumns(QuaseFinal, {"Lista", each Text.Combine(List.Transform(_, Text.From), "/"), type text})
in
    #"Valores Extraídos"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Links Públicos do Power BI] Você ainda os utiliza? Bem... cuidado...

O título pode parecer um pouco "sensacionalista" mas não era a intenção, ou talvez era sei lá... mas o fato é que Links públicos ainda são MUITO utilizados não só para o seu uso devido que é o compartilhamento de informações que são de fato públicas, para criação de portfólio e etc, essas são excelentes formas de utilizar esse cara.

Mas o problema vem quando utilizamos links públicos para compartilhamento de informações ou sigilosas da empresa o que pode levar à sua demissão ou informações sensíveis de terceiros que por padrão NEM DEVERIAM ESTAR NO SEU RELATÓRIO, por conta da nossa querida LGPD que uma hora ou outra entrará em vigor.

E se você quer uma consultoria em Power BI e a Melhor do Brasil em POWER BI EMBEDDED "chama nois" em [email protected]

Então temos o velho argumento, se eu não compartilhar com ninguém ou só compartilhar com pessoas da minha empresa e pedir para não compartilhar com ninguém (você é bem ingênuo né?) não tem como vazar.

Será????
Sim pode …

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/ e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/ , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse vídeo antes de seguir l…

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês?

Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI.

Antes também gostaria de te fazer dois convites:

O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa),

https://youtube.com/rafaelmendonca

Dados os recados vamos para nosso problema...

1) Seu dia amanheceu assim...
Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação:


Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"?

Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou.

2) Verificando a Opção Desabilitada...
A partir daqui você precisa ter acesso de admi…