Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power BI - Transformando listas de valores em um único registro concatenado.



Olá meus amiguinhos Linkedinzeiros, tudo bem?

Hoje em mais uma dica de transformação de dados utilizando o nosso amigo Power Query, vamos conhecer uma necessidade de um colega dos Grupos de Whatsapp da vida que vai ver é a sua também, aprendendo um pouco mais sobre Linguagem M.

Originalmente (e foi o que passei para ele) eu criei a solução com Função Personalizada, que você pode conhecer um pouco mais lá no meu canal nesse vídeo aqui:


Aproveita e inscreva-se no canal, macho vei.

No final do artigo eu deixo para vocês o código M da solução com Função Personalizada.

Passado todo o lenga-lenga inicial, vamos conhecer nossos dados a serem tratados hoje:



Nos nossos dados temos as seguintes informações, uma coluna com "idreserva" que seria o identificador de uma reserva de viagens, coluna "seqtrecho" que é uma sequência dos trechos de viagens, ou seja, a pessoa pode ir para somente um destino como no idreserva = 1 ou para vários destinos com a mesma reserva como no idreserva = 4 e por último temos "cidadede" que é a cidade de destino daquela reserva no trecho especificado.

O nosso colega queria que em CADA idreserva houvesse uma nova coluna com a listagem de todas as cidades destinos separados por "/" .

Teríamos assim no idreserva = 1 a coluna Lista com o valor AAA já que so temos um destino para essa idreserva, mas na idreserva = 3 a nossa coluna Lista teria o valor SFS/GDG/HHF para cada uma das 3 linhas dessa id, que é a concatenação de todas as cidades destino.

Explicado o conceito vamos para a nossa brincadeira.

1) Agrupando dados

Precisamos inicialmente agrupar nossos dados com base na coluna idreserva, fazendo com que tenhamos tabelas agrupadas para cada idreserva.

Fazemos isso clicando com o botão direito no cabeçalho da coluna "idreserva" e escolhendo a opção "Agrupar por...".



Temos então a nossa tela de opções de agrupamento.

Em "Operação" vamos alterar para "Todas as linhas".



Finalizado isso temos então uma coluna de Tabelas encapsuladas.


2) Criando uma Lista a Partir das Tabelas Encapsuladas.

No Power Query temos 3 tipos básicos de estrutura de dados, Registros, Listas e Tabelas.

Tabelas nada mais são que listas de várias listas, então cada Coluna de uma tabela pode ser transformada numa lista dos valores contidos naquela coluna específica.

Para tanto precisamos então selecionar apenas uma Coluna da Nossa Tabela.

Fazemos isso então criando uma Coluna Personalizada com a Função "Table.SelectColumns()".




A função Table.SelectColumns nos pede dois Argumentos, que são, uma Tabela que será a COLUNA DE TABELAS ENCAPSULADAS e uma Lista com os nomes das colunas a serem selecionada dessas Tabelas encapsuladas. No caso queremos apenas a coluna "cidadede" que é a Coluna que queremos concatenar suas linhas.



Então temos selecionada apenas a Coluna "cidadede", mas verificamos que os dados ainda estão com a estrutura "Table" e não é o que precisamos para a nossa transformação, precisamos que a estrutura esteja como Lista. Então vamos transforma-la aninhando a função já criada Table.SelectColumns() com a função Table.ToList() que transforma uma coluna de uma tabela em uma Lista. E faremos isso simplesmente alterando a nossa etapa de "Coluna Personalizada" clicando na "Catraca" ao lado do nome da Etapa e editando a função.





Agora sim tenho Listas ao invés de Tabela.

Fiz vocês darem essa volta para entender o conceito de aninhar funções no Power Query, mas poderíamos ter resolvido apenas informando na nossa coluna personalizada o Nome da Tabela e Nome da coluna dessa forma:



O resultado seria absolutamente o mesmo.

3) Extraindo e Concatenando.

Para finalizar precisamos então extrair os valores de dentro das listas concatenando-os com o "/" e isso é facílimo, só precisava saber que é possível rs...

No cabeçalho ao lado do nome da Coluna de Listas temos duas setas contrárias, clica nela e depois em "Extrair Valores...."



Na tela que será aberta vamos escolher que queremos concatenar os valores por um delimitador personalizado, e vamos escrever qual é o delimitador.



Temos nossa lista de valores concatenados Pronta.



Agora só extrair valores da coluna de Tabelas.



E bammm, está pronto nosso desafio de hoje.

Agora só curtir e correr pro abraço.

Gostou? Compartilha aí me adiciona no Linkedin, Twitter e Assina meu Canal .

Tem uma dúvida que ninguém conseguiu resolver? Manda para mim que meus bots irão te ajudar e quem sabe sua dúvida vai aparecer resolvida aqui.

Grande abraço e até a próxima.

Ahhh e não esqueci, segue o código M da outra forma de resolver, com função personalizada.

let
    Fonte = Table.FromRows(Json.Document(Binary.Decompress(Binary.FromText("i45WMlTSAWNHR0elWJ1oJSM43wnMN4byg92C4XyQGncXdzgfhD083MB8EzTzTKDqg6HqTaDqHYND4HwQ9nCLBPNNofr93DzAfDMoPzIoCM43grknFgA=", BinaryEncoding.Base64), Compression.Deflate)), let _t = ((type text) meta [Serialized.Text = true]) in type table [idreserva = _t, seqtrecho = _t, cidadede = _t]),
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(Fonte,{{"idreserva", Int64.Type}, {"seqtrecho", Int64.Type}, {"cidadede", type text}}),
    Funcao = (idreserva as number) =>
let
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(#"Tipo Alterado", each ([idreserva] = idreserva)),
    #"Colunas Removidas" = Table.RemoveColumns(#"Linhas Filtradas",{"idreserva", "seqtrecho"}),
    cidadede = #"Colunas Removidas"[cidadede]
in
    cidadede,
    QuaseFinal = Table.AddColumn(#"Tipo Alterado", "Lista", each Funcao([idreserva])),
    #"Valores Extraídos" = Table.TransformColumns(QuaseFinal, {"Lista", each Text.Combine(List.Transform(_, Text.From), "/"), type text})
in
    #"Valores Extraídos"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem