Pular para o conteúdo principal

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

Power BI Secure Embedded - Compartilhando Links do Power BI com Segurança.

Olá queridos senadores que pediram arrego para o STF, tudo bem?

Vamos falar dessa maravilhosa nova funcionalidade do Power BI, que é a possibilidade de compartilhar um link e até embedar um relatório de forma segura no seu site.

Como vocês já estão mestrados em compartilhar relatórios do Power BI, sabem que hoje podemos compartilhar nosso relatório de várias formas inclusive com um link Público.

Até hoje esse link público expunha completamente seu relatório a qualquer pessoa que tivesse o link, ou acessasse a página em que você incorporou.

Bem agora ja é possível compartilhar esses links ou embeda-los no seu site (NÃO CONFUNDA COM O POWER BI EMBEDDED SERVIÇO DA AZURE) de forma segura, sendo necessário o usuário estar autenticado.

Assim como qualquer outro compartilhamento seguro que havia até agora no serviço do Power BI, ambas as pontas devem ter conta Pro ou pelo menos uma possuir conta Premium.

Vamos para o nosso passo-a-passo?

Mas antes corre lá no meu canal do youtube e se inscreve se você ainda não está inscrito garotinho, na próxima Quinta-feira vamos ter uma live super legal com o nosso querido MVP Dirceu Resende e o fera Orlando Gomes. VAI LA NO CANAL ANIMAL https://youtube.com/rafaelmendonca


VOLTANDO!!!

Para nosso exemplo vamos usar o Relatório de MVP Brasil.

Abrindo-o no Workspace, vamos la no Menu Arquivo.



Existe uma nova opção chamada "Incorporar", além da já conhecida "Publicar na Web" e vamos clicar para seleciona-la.


Vai ser aberta uma caixinha muito parecida com a que já aparece quando compartilhamos um link público contendo duas informações. Na primeira um link propriamente que podemos simplesmente enviar por email, usar um bit.ly da vida e etc e o segundo um HTML para incorporar ao seu site, só copiar e colar lá que vai ficar uma beleza, você pode ver isso no final desse artigo.



Bem, então mandamos o link para o nosso destinatário, ele vai abrir e aparecerá não mais o dashboard já de cara, mas uma opção para ele logar no serviço PBI.



Naturalmente vamos então clicar em logar o que vai nos levar a uma outra tela para clicarmos em entrar (desnecessário, mas ainda está dessa forma).



E agora sim temos a opção de inserir usuário e senha do Serviço do Power BI para acessarmos.



Oh oh, mas deu problema. Foi enviado o link do relatório, mas não criamos a permissão para que esse usuário acesse o relatório. Mas não tem problema o próprio Power BI criou um mecanismo de solicitação de liberação, bastando clicar no botão amarelo no centro da tela que você será direcionado à sua conta do Power BI onde será aberta uma caixa de diálogo em que você pode enviar uma mensagem para o dono do relatório e ele liberar seu acesso.





Como enviamos uma solicitação de acesso, o dono do relatório vai receber o e-mail abaixo pedindo o acesso. Ele pode clicar no botão amarelo "Grant acess" que será levado para o serviço do Power BI.



Como clicamos no botão amarelo no e-mail automaticamente já iremos para a tela de compartilhar o relatório e já aparecerá no campo de permitir acesso o e-mail de quem me solicitou. Basta clicar em compartilhar.


E pronto, meu usuário está com acesso garantido ao relatório. 


Vamos a alguns detalhes que você tem que se atentar antes de vir dizer, ahhh Rafael mas não funcionou.

1 - Ambas as contas precisam ser pro ou, uma delas (a que compartilha) ser Premium.
2 - Deve estar permitido compartilhar relatórios nas configurações da administração.
3 - Se você estiver compartilhando com algum usuário fora da sua empresa, essa opção deverá estar habilitada nas configurações de administração.


Abaixo temos um relatório embedado com segurança, como falei ser possível no início.

Espero que tenham gostado da dica rápida de compartilhamento hoje.

Grande abraço e até a próxima.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Links Públicos do Power BI] Você ainda os utiliza? Bem... cuidado...

O título pode parecer um pouco "sensacionalista" mas não era a intenção, ou talvez era sei lá... mas o fato é que Links públicos ainda são MUITO utilizados não só para o seu uso devido que é o compartilhamento de informações que são de fato públicas, para criação de portfólio e etc, essas são excelentes formas de utilizar esse cara.

Mas o problema vem quando utilizamos links públicos para compartilhamento de informações ou sigilosas da empresa o que pode levar à sua demissão ou informações sensíveis de terceiros que por padrão NEM DEVERIAM ESTAR NO SEU RELATÓRIO, por conta da nossa querida LGPD que uma hora ou outra entrará em vigor.

E se você quer uma consultoria em Power BI e a Melhor do Brasil em POWER BI EMBEDDED "chama nois" em [email protected]

Então temos o velho argumento, se eu não compartilhar com ninguém ou só compartilhar com pessoas da minha empresa e pedir para não compartilhar com ninguém (você é bem ingênuo né?) não tem como vazar.

Será????
Sim pode …

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/ e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/ , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse vídeo antes de seguir l…

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX

Olá moçada tudo bem?
Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso).
Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX.
Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português).
Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro.
Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel)




Nossos objetivos serão:
- Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com valor de venda igual a R$ 1Mi. - Encontrar qual o veículo ve…