Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power BI Secure Embedded - Compartilhando Links do Power BI com Segurança.

Olá queridos senadores que pediram arrego para o STF, tudo bem?

Vamos falar dessa maravilhosa nova funcionalidade do Power BI, que é a possibilidade de compartilhar um link e até embedar um relatório de forma segura no seu site.

Como vocês já estão mestrados em compartilhar relatórios do Power BI, sabem que hoje podemos compartilhar nosso relatório de várias formas inclusive com um link Público.

Até hoje esse link público expunha completamente seu relatório a qualquer pessoa que tivesse o link, ou acessasse a página em que você incorporou.

Bem agora ja é possível compartilhar esses links ou embeda-los no seu site (NÃO CONFUNDA COM O POWER BI EMBEDDED SERVIÇO DA AZURE) de forma segura, sendo necessário o usuário estar autenticado.

Assim como qualquer outro compartilhamento seguro que havia até agora no serviço do Power BI, ambas as pontas devem ter conta Pro ou pelo menos uma possuir conta Premium.

Vamos para o nosso passo-a-passo?

Mas antes corre lá no meu canal do youtube e se inscreve se você ainda não está inscrito garotinho, na próxima Quinta-feira vamos ter uma live super legal com o nosso querido MVP Dirceu Resende e o fera Orlando Gomes. VAI LA NO CANAL ANIMAL https://youtube.com/rafaelmendonca


VOLTANDO!!!

Para nosso exemplo vamos usar o Relatório de MVP Brasil.

Abrindo-o no Workspace, vamos la no Menu Arquivo.



Existe uma nova opção chamada "Incorporar", além da já conhecida "Publicar na Web" e vamos clicar para seleciona-la.


Vai ser aberta uma caixinha muito parecida com a que já aparece quando compartilhamos um link público contendo duas informações. Na primeira um link propriamente que podemos simplesmente enviar por email, usar um bit.ly da vida e etc e o segundo um HTML para incorporar ao seu site, só copiar e colar lá que vai ficar uma beleza, você pode ver isso no final desse artigo.



Bem, então mandamos o link para o nosso destinatário, ele vai abrir e aparecerá não mais o dashboard já de cara, mas uma opção para ele logar no serviço PBI.



Naturalmente vamos então clicar em logar o que vai nos levar a uma outra tela para clicarmos em entrar (desnecessário, mas ainda está dessa forma).



E agora sim temos a opção de inserir usuário e senha do Serviço do Power BI para acessarmos.



Oh oh, mas deu problema. Foi enviado o link do relatório, mas não criamos a permissão para que esse usuário acesse o relatório. Mas não tem problema o próprio Power BI criou um mecanismo de solicitação de liberação, bastando clicar no botão amarelo no centro da tela que você será direcionado à sua conta do Power BI onde será aberta uma caixa de diálogo em que você pode enviar uma mensagem para o dono do relatório e ele liberar seu acesso.





Como enviamos uma solicitação de acesso, o dono do relatório vai receber o e-mail abaixo pedindo o acesso. Ele pode clicar no botão amarelo "Grant acess" que será levado para o serviço do Power BI.



Como clicamos no botão amarelo no e-mail automaticamente já iremos para a tela de compartilhar o relatório e já aparecerá no campo de permitir acesso o e-mail de quem me solicitou. Basta clicar em compartilhar.


E pronto, meu usuário está com acesso garantido ao relatório. 


Vamos a alguns detalhes que você tem que se atentar antes de vir dizer, ahhh Rafael mas não funcionou.

1 - Ambas as contas precisam ser pro ou, uma delas (a que compartilha) ser Premium.
2 - Deve estar permitido compartilhar relatórios nas configurações da administração.
3 - Se você estiver compartilhando com algum usuário fora da sua empresa, essa opção deverá estar habilitada nas configurações de administração.


Abaixo temos um relatório embedado com segurança, como falei ser possível no início.

Espero que tenham gostado da dica rápida de compartilhamento hoje.

Grande abraço e até a próxima.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu