Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

Power BI Secure Embedded - Compartilhando Links do Power BI com Segurança.

Olá queridos senadores que pediram arrego para o STF, tudo bem?

Vamos falar dessa maravilhosa nova funcionalidade do Power BI, que é a possibilidade de compartilhar um link e até embedar um relatório de forma segura no seu site.

Como vocês já estão mestrados em compartilhar relatórios do Power BI, sabem que hoje podemos compartilhar nosso relatório de várias formas inclusive com um link Público.

Até hoje esse link público expunha completamente seu relatório a qualquer pessoa que tivesse o link, ou acessasse a página em que você incorporou.

Bem agora ja é possível compartilhar esses links ou embeda-los no seu site (NÃO CONFUNDA COM O POWER BI EMBEDDED SERVIÇO DA AZURE) de forma segura, sendo necessário o usuário estar autenticado.

Assim como qualquer outro compartilhamento seguro que havia até agora no serviço do Power BI, ambas as pontas devem ter conta Pro ou pelo menos uma possuir conta Premium.

Vamos para o nosso passo-a-passo?

Mas antes corre lá no meu canal do youtube e se inscreve se você ainda não está inscrito garotinho, na próxima Quinta-feira vamos ter uma live super legal com o nosso querido MVP Dirceu Resende e o fera Orlando Gomes. VAI LA NO CANAL ANIMAL https://youtube.com/rafaelmendonca


VOLTANDO!!!

Para nosso exemplo vamos usar o Relatório de MVP Brasil.

Abrindo-o no Workspace, vamos la no Menu Arquivo.



Existe uma nova opção chamada "Incorporar", além da já conhecida "Publicar na Web" e vamos clicar para seleciona-la.


Vai ser aberta uma caixinha muito parecida com a que já aparece quando compartilhamos um link público contendo duas informações. Na primeira um link propriamente que podemos simplesmente enviar por email, usar um bit.ly da vida e etc e o segundo um HTML para incorporar ao seu site, só copiar e colar lá que vai ficar uma beleza, você pode ver isso no final desse artigo.



Bem, então mandamos o link para o nosso destinatário, ele vai abrir e aparecerá não mais o dashboard já de cara, mas uma opção para ele logar no serviço PBI.



Naturalmente vamos então clicar em logar o que vai nos levar a uma outra tela para clicarmos em entrar (desnecessário, mas ainda está dessa forma).



E agora sim temos a opção de inserir usuário e senha do Serviço do Power BI para acessarmos.



Oh oh, mas deu problema. Foi enviado o link do relatório, mas não criamos a permissão para que esse usuário acesse o relatório. Mas não tem problema o próprio Power BI criou um mecanismo de solicitação de liberação, bastando clicar no botão amarelo no centro da tela que você será direcionado à sua conta do Power BI onde será aberta uma caixa de diálogo em que você pode enviar uma mensagem para o dono do relatório e ele liberar seu acesso.





Como enviamos uma solicitação de acesso, o dono do relatório vai receber o e-mail abaixo pedindo o acesso. Ele pode clicar no botão amarelo "Grant acess" que será levado para o serviço do Power BI.



Como clicamos no botão amarelo no e-mail automaticamente já iremos para a tela de compartilhar o relatório e já aparecerá no campo de permitir acesso o e-mail de quem me solicitou. Basta clicar em compartilhar.


E pronto, meu usuário está com acesso garantido ao relatório. 


Vamos a alguns detalhes que você tem que se atentar antes de vir dizer, ahhh Rafael mas não funcionou.

1 - Ambas as contas precisam ser pro ou, uma delas (a que compartilha) ser Premium.
2 - Deve estar permitido compartilhar relatórios nas configurações da administração.
3 - Se você estiver compartilhando com algum usuário fora da sua empresa, essa opção deverá estar habilitada nas configurações de administração.


Abaixo temos um relatório embedado com segurança, como falei ser possível no início.

Espero que tenham gostado da dica rápida de compartilhamento hoje.

Grande abraço e até a próxima.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas