Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a PRO] Inserindo usuários em lote numa workspace.

Power BI - Usando Filtro de Data Relativa







Olá seus Ministros do SPBI (Supremo Power BI),

Vamos falar novamente de data, mas hoje sobre filtro de data relativa.

Tenho percebido que muita gente (muita mesmo) não conhece esse recurso que é bem simples de usar e bem eficiente quando queremos fixar períodos relativos em um relatório.

Períodos relativos são períodos fechados relativos a data atual, últimos X meses, Este Dia, Próximas Y semanas e por aí vai.

Você pode usar períodos relativos tanto em Filtros na página, filtros de relatório, e até para filtrar individualmente um único visual da sua página.

Vamos então ver como utilizar esse filtro?

Mas antes não esquece de dá um pulo lá no Canal do youtube que se essa semana chegar a 500 inscritos eu vou gravar um vídeo ensinando como hackear o power bi e fazer conta pró ilimitadas...

Mentira isso é impossível... mas se inscreve lá deixa de ser pão duro.

https://www.youtube.com/rafaelmendonca

Filtros relativos na Página


Esse é um filtro de data num slicer padrão como você ja conhece e deve usar bastante.

Abaixo temos então nesse período inteiro o meu valor de Meta de Faturamento.

A partir desse mesmo filtro em uma página podemos transforma-lo em um filtro de data relativa simplesmente alterando o seu tipo.

Como Rafael?





Basta clicar esse pequeno "v" que tem ao lado da borrachinha e escolher "Filtro de Data Relativa"







Temos então nosso belíssimo Filtro de Data Relativa.

Onde podemos agora escolher qual período relativo queremos.

Note que ele tem 3 opções.

Na primeira você vai escolher que tipo de "Relativo" você deseja (este, último, próximos...), no segundo argumento a quantidade de relativos (1, 2, 3,.., ou nada), e no terceiro o tipo de Período (meses, dias, anos e etc).

Quando escolhi então este Meses (Calendário) logo abaixo é mostrado o período efetivo que está sendo filtrado na minha página, 01/12/2018 - 31/12/2018.

E no carto o valor da minha meta que foi 1,67 Mil.

Retornando para o filtro padrão e escolhendo ali de forma bem chata o período inicial e final, vejam que tive o mesmo resultado 1,67 Mil.


Data Relativa em Um Único VISUAL


Vimos então como usar um filtro relativo numa página inteiro, e dessa forma todos os elementos nessa página seriam filtrados(ou não, há como desativar a interação para um elemento especifico).

Agora e se eu quiser que apenas um elemento traga uma data relativa?

Por exemplo se eu quisesse que num card mostrasse a meta de todo o período histórico e em outro card mostrasse sempre a meta do mês corrente?


Nesse caso podemos selecionar o CARD que queremos que tenha apenas o mês corrente, e arrastar a coluna de data (estou usando da própria fato, mas você no seu modelo use a da Dimensão seu animalzinho) para a área de "Filtro>Filtros de Nível Visual" nas configurações do meu Visual, fica logo abaixo alí de "Campos".



Vai ser mostrado pra você então a listagem de todas as datas e o Tipo de Filtro.

Vamos simplesmente alterar o tipo de filtro para "Filtragem de data Relativa"

E escolher na sequência, a data relativa que queremos que é "está neste" e "mês".



Temos então novamente os meus 1,67 Mil de meta no mês.


Data Relativa em TODO o relatório.

Você pode também ter acordado de mal humor e deseja agora fixar todo o seu relatório para so mostrar datas, períodos e etc de um período específico usando data relativa. E essa dica serve para você criar filtros que se propaguem fixamente por todo seu relatório.

No exemplo anterior vimos que arrastamos a coluna de data para o Filtro de Nivel de Visual.

Logo abaixo dessa opção temos o Filtros de Nível de Página e um pouco mais abaixo Filtros de nível de relatório.

Como queremos fixar algo no nosso relatório inteiro, então você simplesmente vai arrastar agora a data para lá e o mesmo processo anterior, escolher Filtragem de data relativa e "está neste" e "mês".



Agora você tem todas as páginas filtradas apenas pelo período fixado no Filtro de Nível de Relatório. Fácil demais, mais fácil que os desafios do Edney (kkkkkkkkkk).


E por hoje é só, espero que as dicas possam lhe ajudar e bons Dashboards.



Comentários

  1. Muito bom Mestre Rafael! Dica importante e bem prática de fazer, principalmente para quem ainda anda tendo dificuldade com o DAX. Agora questão peculiar é a seguinte: Quando não existem dados nos dias atuais ainda assim o filtro de data relativa aplicar o período selecionado. Exemplo: Apliquei filtro relativo dos últimos 30 dias em visual de vendas diárias, no entanto, estamos em 19/12 e meus últimos dados são de 14/12, ainda assim o filtro permanecerá no período de 20/11 a 19/12, o que pode deturpar algumas análise. Ou seja, aí tinha que incrementar com Datesbetween ou Dateadd. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... Os filtros de data relativas são sempre relativas com base no periodo HOJE, e não com base no periodo da fato. Então se eu peço ultimos 30 dias, são ultimos 30 dias relativos a hoje e não ultimos 30 dias de movimento na fato. Otima observação meu amigo Isaias Cds...

      Excluir
  2. Rafael Boa Noite . Tem como adicionar horas nas data relativas ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va

Power BI - Colocando sua dCalendario em "Ordem"

Power BI - Colocando sua dCalendario em "Ordem" Olá Princesas e Princesos. Hoje iremos brincar, novamente, com dCalendario. É um assunto legal, uma estrutura praticamente obrigatória, então vamos explora-la ainda mais. Se você já entende o conceito de ordenar as linhas da coluna da dCalendário de forma a ficar sempre tudo na ORDEM crescente ou DECRESCENTE de Datas, Meses, Anos, Semanas, e etc esse artigo pode ser um tanto quanto boring pra você, então aconselho a procurar outro meio de vida. MAS ANTES... adivinhem? Não tá inscrito no canal se inscreve lá www.youtube.com/rafaelmendonca Exemplo 1 - Ordenando coluna de Nome do Mês. Uma das colunas que costumamos criar na dCalendario é a Mês Nome (janeiro, fevereiro, março...) Por padrão a ordenação de uma coluna sempre é ela mesmo, ou seja numa coluna com dados de texto a ordenação vai ser alfabética, e seus meses serão ordenados da seguinte forma: abril, agosto, dezembro, fevereiro, janeiro, julho, ju

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês? Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI. Antes também gostaria de te fazer dois convites: O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa), https://youtube.com/rafaelmendonca Dados os recados vamos para nosso problema... 1) Seu dia amanheceu assim... Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação: Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"? Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou. 2) Verificando a Opção Desabilitada... A partir daqui