Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power BI e GoogleSheets - O jeito rápido, mas não tão seguro.

Olá queridos amigos amantes das festas natalinas.

Se você acompanha as minhas postagens já deve ter visto um vídeo onde mostro como Usar dados do GoogleSheets no seu Power BI de Forma segura usando Flow e OneDrive.

Se não viu dá uma conferida aqui e aproveita pra se inscrever no canal -> https://www.youtube.com/watch?v=53xxMQkbpS0

Beleza, mas você pode não se importar com segurança, ou até seus dados são píblicos mesmo e deseja usa-los sem fazer todo aquele processo.

Tudo bem então... por sua conta e risco... vamos fazer acontecer.

Tenho aqui meu arquivo do GoogleSheets aberto, preenchido e tudo ok.



Vamos lá no Menu Arquivo e escolher a opção "Publicar na Web".



Por padrão vai aparecer que você vai publicar "Documento Inteiro" como tipo "Página da Web"



Mas não vamos publicar Página da Web, precisamos de algum arquivo que o Power BI possa ler.

Para isso nada melhor que o bom e velho csv.

Clica ali no "Página da Web" que vai te dar as opções possíveis e entre elas .csv e vamos seleciona-la



Só clicar em "Publicar", vai te perguntar se deseja mesmo publicar da OK e ele vai gerar um Link que vamos copiar para usar no Power BI.




Abrindo o nosso Power BI, vamos em "Obter Dados>Web".



Clica lógico em OK, e você vai ver que seus dados podem ter aparecido meio esquisito, se você tiver acentos e etc.



Isso ocorre porque por padrão os dados vêm numa codificação diferente da usada no PBI. E isso vamos corrigir mudando simplesmente a "Origem do Arquivo" para UTF-8 que está lá no final da listagem.




E pronto, seus dados estão bonitinhos disponíveis para você utiliza-los nos seus relatórios.



Essa foi a dica de hoje, um grande abraço, bom Natal e até a próxima.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va