Pular para o conteúdo principal

[Power BI] Pai Rafael traz a lista de features previstas no Power BI para 2020.

[Power BI] Pai Rafael traz a lista de features previstas no Power BI para 2020.



Revelamos o oculto e o escondido, só que nem tanto...


Olá pessoas de pouca fé tudo bem?

Eu não trago a pessoa amada em 3 dias mas hoje quero trazer pra vocês algumas das novidades (as que eu mais curti) previstas para o Power BI em 2020 já divulgadas pela microsoft no seu Release Plan que pode ser acessado completo no endereço https://docs.microsoft.com/pt-br/power-platform-release-plan/2020wave1/business-intelligence/

Como eu sei que você vai ter preguiça de ler lá e talvez seja difícil de entender alguma das coisas eu vou desenhar facilitar pra você.

Esse plano de lançamento pode sofrer alterações, bem como claro algumas coisas são mantidas em segredo, nem tudo que virá está no plano de novas features.

Vamos então às features que vão talvez fazer a sua cabeça em 2020.


Personalização de Visuais para Usuários Finais


Quando: Abril/2020 (Preview)

Hoje quando compartilhamos um relatório com um usuário que não tenha permissão de edição nesse relatório, o relatório é fixo em relação aos tipos de gráficos que ele verá em sua tela, ou seja se um gráfico é de linhas, ele vai ser SEMPRE de linhas a não ser que alguém com permissão de editar possa ir lá e alterar o tipo de gráfico, o que alterará para todo mundo com quem esse gráfico seja compartilhado.


Com essa nova feature o usuário poderá escolher mudar informações relativas ao layout do visual e aparentemente eixos horizontal e vertical e salvar esse dado em um BookMark, o que não deverá alterar a visualização para os demais usuários, sendo essa uma experiência individual de cada usuário.


Modelos Compostos para Conjuntos de Dados do Power BI e do Azure Analysis Services.


Quando: Agosto/2020 (Preview)

Desde 2018 já é possível mesclar os modos Import e DirectQuery dentro do Power BI o que abriu excelentes possibilidades para utilização de fontes de dados com grandes volumes de informações mesclando com dimensões que poderiam estar em import para facilitar as consultas.

MAS... nem tudo são flores, quando conectamos hoje a um DataSet do Power BI ou a um Modelo do Azure Analysis Services o Power BI desktop bloqueia toda parte de importação de dados, relacionamentos e visualização, não permitindo que possamos inserir mais aquela tabelinha que não ta ainda na camada semântica, o que mata boa parte da Graça do SelfService BI.



Com essa função será habilitado a possibilidade de importar novos conjunto de dados como aquela tabelinha de Excel onde você coloca suas informações de metas rs (Sim eu sei que você tem essa tabela, todo mundo tem).


Atualização Incremental Para Usuários PRO


Quando: Maio/2020

Essa é talvez uma das maiores requisições e maiores necessidades dentro do Power BI, a possibilidade de atualizar apenas uma parte dos dados e não necessariamente todo o conjunto de dados vai desafogar nossos servidores, reduzir tempo de atualização e facilitar atualizar relatórios que já vão próximos ao limite das contas Pro (1gb por dataset).


Formatação Condicional para Totais e SubTotais


Quando: Julho/2020

Hoje nos nossos visuais de tabela e matriz conseguimos fazer formatação condicional das cores de fundo, cores de texto , barras e até ícones, de três formas diferentes, usando colunas ou medidas.

E sempre o cliente pede, mas eu quero que formate alí o TOTAL, dá??? e a resposta é sempre "Dá não patrão", mas isso está com os dias contados.

GRAÇAS AO BOM DEUS alguém olhou pra nós e vai lançar a possibilidade de formatar esses meninos deixando as tabelas e matrizes com uma experiência mais próxima ao que os clientes já tem no bendito excel.

É a cara do cliente dizer, "ahhh no excel isso eh bem facin"...



Escalabilidade do Power BI Embedded


Quando: Abril/2020

Deus é Pai... essa também é uma feature que estava inclusive no release plan para o final do ano passado. Basicamente ela habilita a possibilidade de elasticidade dos nós do Power BI Embedded, o que já é possível hoje de forma precária, pois hoje se eu migro um Nó de A1 para A2 por exemplo o serviço CAI e demora uns 3 a 5 minutos para retornar. Com a escalabilidade será eliminada essa queda durante a migração de um nó.



Direct Query no DataFlows


Quando: Abril/2020 (Preview)

Essa é pra glorificar de pé Igreja. Hoje quando usamos o Dataflows para eliminar a necessidade de subir a mesma tabela varias vezes para datasets diferentes e precisamos usar essa tabela em um dataset o Power BI importa os dados o que gera um probleminha chato que é a necessidade de atualizar os dados do dataset em sequencia à atualização do DataFlows.

Sendo assim se você usar a conexão a DataFlows em DirectQuery elimina qualquer necessidade de dupla atualização dos dados.

Tô pensando que isso pode significar também uma atualização do conector do BlobStorage permitindo DirectQuery para dados que estejam no seu Blob, hein?  Quem Sabe..


Ctrl+C Ctrl+V em visuais no Power BI Serviço

Quando: Abril/2020

Talvez você já tenha passado pela necessidade de usar um gráfico do Power BI em formato Imagem em um Word, Excel, ou Power Point, ou até no seu blog, e aí a gente acaba tendo que dar um print da página e editar a imagem... 😌

Agora você vai poder sem problema algum copiar os visuais e colar onde você quiser sem necessidade desses subterfúgios.


BookMarks aplicados a relatórios enviados por e-mail.


Quando: Abril/2020

Essa é uma que já tive que criar robô pra fazer acontecer e agora não mais será necessário.

Poderemos com ajuda de Jah, setar bookmarks e assinar o relatório para recebe-lo com o bookmark aplicado o que é coisa linda. 


Dark Mode Para Power BI Mobile.


Quando: Junho/2020 (Preview)

Bem isso nem precisa explicar né? A microsoft vai ajudar nossos belos olhos a ficarem menos cansado liberando a possibilidade de habilitar darkmode que ja está presente aí em tantas das nossas aplicações mobile de uso diário como Whatsapp, twitter, instagram e etc.


E é isso moçada, outras coisas estão previstas para serem lançadas e estão lá no release plan. Outras estão planejadas mas infelizmente ainda não podemos revelar pra vocês, mas que serão de grande ajuda.

Grande Abraço e até a próxima.


Comentários

  1. Boa tarde, Rafa.

    Obrigado pelas informações, nem encontrei a referencia nos documentos da microsoft? Sobre atualização Modelos Compostos para Conjuntos de Dados do Power BI e do Azure Analysis Services. Agosto/2020 (Preview).

    Consegue compartilhar o Link? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tá na mão...
      https://docs.microsoft.com/pt-br/power-platform-release-plan/2020wave1/business-intelligence/composite-models-over-power-bi-azure-analysis-services-datasets

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI Service - O Publicar na Web não está disponível para mim, e agora?

Olá seus pão duro que adoram publicar link público, tudo bem com vocês?

Hoje vamos dar uma mãozinha para você que por algum motivo arrancou todos os fios de cabelo da cabeça porque não viu mais a opção de Publicar na Web disponível no seu Power BI.

Antes também gostaria de te fazer dois convites:

O segundo, como sempre te convido a conhecer meu canal no YouTube, se inscrever e compartilhar os conteúdos que faço sempre com muito carinho para todos vocês (coisa melosa),

https://youtube.com/rafaelmendonca

Dados os recados vamos para nosso problema...

1) Seu dia amanheceu assim...
Numa bela manha você decide publicar seu relatório e compartilhar para toda a rede e se depara com essa situação:


Cara quem roubou meu botão de "Publicar na Web"?

Mas não se desespere isso pode ser uma configuração que o administrador do tenant (do seu site no serviço do PBI) ou até mesmo você desavisadamente alterou.

2) Verificando a Opção Desabilitada...
A partir daqui você precisa ter acesso de admi…

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX

Olá moçada tudo bem?
Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso).
Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX.
Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português).
Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro.
Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel)




Nossos objetivos serão:
- Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com valor de venda igual a R$ 1Mi. - Encontrar qual o veículo ve…