Atualização Power BI Setembro/2018 - Intellisense no PowerQuery - O "avançado"​ sendo descomplicado.




Meus amigos tudo bem? A microsoft não me deixa mais dormir e no dia que durmo mais "cedo" ela decide que é hora de lançar atualizações no Power BI.

Saiu o pacote de atualizações de Setembro de 2018 e como prometido no BA Summit, o intellisense no PowerQuery desembarcou.

Se você não sabe o que é intellisense, fazendo um comparativo com o editor de DAX no Power BI, o intellisense é aquele recurso que te ajuda a completar uma função somente digitando o nome inicial dela, que colore o nome de uma variável com a cor azul clara, que mostra texto entre aspas em Vermelho e por aí vai...

Isso facilita demais a vida quando você está iniciando (e até já é usuário mais avançado) na linguagem M, porque agora é possível completar as sintaxes, o que facilita nossa vida principalmente quando lembramos que o M é Case Sensitive.

Para ativar essa função é fácil, Menu Arquivo, Opções e Configurações, Opções, Recursos de Visualização e ativar "Intellisense M".



Nesse momento o recurso somente está disponível para o Editor Avançado, ou seja, se você for incluir uma Coluna Personalizada ou pela barra de formulas incluir uma nova etapa, AINDA, não estará disponível o intellisense.

Ele já está bem interessante mostrando informações sobre a função, quantidade de argumentos necessários, autocompletando, mostrando linha que consta erro de código(debug). Uma das falhas que verifiquei foi a não identificação de autocompletar tipos primitivos quando utilizamos # como #duration, #date, #datetime e etc.

Abaixo vocês podem ver a tela de como criar o código dentro do editor avançado e como estão as novas informações na tela.



Legal né?

Então use e abuse do recurso e aprenda ainda mais sobre M, com a ajuda do nosso mais novo amiguinho o intellisense.

Mais novidades sobre essa versão você pode conferir no blog da microsoft no link abaixo:


Não deixem de conferir a importação em PDF que tá sensacional.

Grande abraço e até a próxima.


Comentários