Pular para o conteúdo principal

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

[Links Públicos do Power BI] Você ainda os utiliza? Bem... cuidado...



O título pode parecer um pouco "sensacionalista" mas não era a intenção, ou talvez era sei lá... mas o fato é que Links públicos ainda são MUITO utilizados não só para o seu uso devido que é o compartilhamento de informações que são de fato públicas, para criação de portfólio e etc, essas são excelentes formas de utilizar esse cara.

Mas o problema vem quando utilizamos links públicos para compartilhamento de informações ou sigilosas da empresa o que pode levar à sua demissão ou informações sensíveis de terceiros que por padrão NEM DEVERIAM ESTAR NO SEU RELATÓRIO, por conta da nossa querida LGPD que uma hora ou outra entrará em vigor.

E se você quer uma consultoria em Power BI e a Melhor do Brasil em POWER BI EMBEDDED "chama nois" em [email protected]tuning.com.br

Então temos o velho argumento, se eu não compartilhar com ninguém ou só compartilhar com pessoas da minha empresa e pedir para não compartilhar com ninguém (você é bem ingênuo né?) não tem como vazar.

Será????

Sim pode vazar porque vez ou outra o Google consegue indexar vários desses relatórios e você pode ser o felizardo da vez. 

Se quiser ver uma lista de relatório que o google indexou é facil:

Só entrar no seu navegador preferido Microsoft Edge, entrar no google e digitar a seguinte pesquisa:

site:https://app.powerbi.com/view?

Esse tipo de pesquisa consegue buscar tudo que está indexado que tem como raiz esse cara acima.


E voilè temos nosso resultado. HOJE existem 24100 relatórios publicados indexados no google, EU SEI QUE NÃO É O UNIVERSO INTEIRO DE RELATORIOS COM LINK PUBLICO, mas tem coisa pra caramba e muita informação sigilosa ou sensível, como endereços, telefones, cnpjs, cpfs e a lista é bem boa.



Também é possível refinar essa busca para ver relatórios que foram indexados em um periodo como no último mês.



E aí o Nobre colega vai dizer, "Mas eu sou bichão e uso uma senha (Daquelas de gambiarra) na página do meu relatório..." 


Amiguinho, não há SEGURANÇA REAL nesse tipo de "senha", na verdade em nenhuma, mas isso ainda não impede que alguém com um pouco mais de conhecimento possa se quiser acessar seu relatório. Quem sabe um dia faça um artigo sobre isso, hoje não que é para poder gerar mais views aqui no blog.

Então fica a Dica compartilhamento com SEGURANÇA real somente via Workspace, Apps do Workspace ou com Power BI Embedded (se a sua aplicação for bem feita). 

Grande abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/ e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/ , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse vídeo antes de seguir l…

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX

Olá moçada tudo bem?
Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso).
Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX.
Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português).
Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro.
Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel)




Nossos objetivos serão:
- Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com valor de venda igual a R$ 1Mi. - Encontrar qual o veículo ve…