Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

[Power BI] Guia Simplificado (ou quase) de Licenciamento.

Entenda como funciona o licenciamento do Power BI


Olá meus amiguinhos usuários de conta Free do Power BI tudo bem?

Bem vamos hoje a uma dúvida que muita gente tem sobre licenciamento no Power BI, seja Free, Pro ou  Premium e etc. Vou tentar nesse blog discorrer de forma mais clara e mais direta sobre o licenciamento do nosso amarelinho explicando o que tem em cada um dos tipos de licenças do Power BI.

Em regra geral temos como licenciamento do Power BI licenciamento os licenciamentos Por Usuário (Free e Pro) e Por Capacidade (Premium).

Power BI Free


O que pode ser gratuito no Power BI?

Você pode criar uma conta no serviço web do Power BI com seu e-mail comercial ou de estudante para usar o Serviço Web de forma gratuita com algumas limitações.

Além de usar o serviço da web ter uma conta free também te habilita a importar outros visuais do Market Place. 


Claro o Power BI Desktop é gratuito sem obrigatoriamente a necessidade de usar uma conta do Power BI.

Podemos atualizar os dados na web utilizando o gateway de dados até 8 vezes ao dia bem como utilizar streaming de dados e criação de Link Público (tenho calafrios com link web) e você possui no "Meu Workspace" 10GB de capacidade de dados, podemdo subir arquivos com até 1 GB cada.

Como limitações no Serviço Web temos:

- Apenas pode ser utilizado o "Meu Workspace" sem a possibilidade de criação de novos workspaces.
- Não podem compartilhar Workspace nem acessar compartilhados, com uma excessão que veremos à frente.
- Não podem acessar ou compartilhar APPS.
- Não possui acesso ao DataFlows já que este não está disponível 
- Não é possível criar atualização incremental dos seus dados.

É possível utilizar a feature "Publicar na Web" que além de não recomendada para dados oficiais da sua empresa por tornar esses dados públicos, também há ausência de algumas features como por exemplo o Painel de Filtros Lateral e Exportar dados para Excel.

Se você cansou de ser Free e deseja se tornar administrador do serviço para adquirir uma conta Paga do Power BI aqui nesse vídeo eu mostro como se tornar administrador do seu tenant (@suaempresa.com.br) se CLARO ELE AINDA NÃO TIVER ADMINISTRADOR.

Power BI PRO


No Power BI PRO abrem-se as portas do compartilhamento. É possível tanto Criar quanto Compartilhar novos Workspaces criados, bem como criar e compartilhar APPS.

Todo compartilhamento deve ser entre Contas PRO ou seja, um usuário Pro somente compartilha com outro usuário PRO, com excessões para Workspaces com capacidade Premium.

Os 10GB de armazenamento é por usuário PRO e Workspace independente da quantidade de usuários que você tenha.

Um Workspace nunca pode ter mais de 10 GB de dados, com excessão de Workspace em capacidade Premium.

Não contam para os 10 GB dados que estão em um Workspace com capacidade Premium.

Nas contas PRO é possível utilizar atualização incremental dos seus conjuntos de dados reduzindo drásticamente o tempo de atualização e a pressão nas fontes de dados com uma consulta mais reduzida.

Além disso é possível utilizar os DataFlows como armazenamento de dados e evitar atualizações repetidas nas mesmas fontes de dados, com excessão das features de AUTOML, Serviços Cognitivos, Atualização Incremental e Entidades Computadas.

Mantém-se a limitação de 1GB por DataSet(Conjunto de Dados do Power BI).

Power BI PREMIUM

Aqui as coisas mudam um pouco de figura, em Free e Pro estamos falando de uma licença para o usuário no Premium temos a mudança do "mindset" (aprendi essa palavra com meu coach) onde tínhamos licenças aplicadas diretamente aos usuários, no Premium a licença de capacidade passa ser aplicada ao Workspace.

Como assim Rafael?

Bem, imagine que eu tenha um Workspace chamado "Rafael Mendonça", criado pelo meu usuário PRO que criou um APP e deseja compartilhar esse APP com outros usuários. Numa situação normal de conta PRO eu só compartilharia esse Workspace com usuários que também fossem PRO, porém se eu tiver uma licença Premium e ativar para esse Workspace a capacidade Premium eu passo a poder compartilhar o APP com usuários FREE.

Essa possibilidade de compartilhamentos de APP com usuários FREE também foi estendido a compartilhar o próprio Workspace, mas com a permissão apenas de VISUALIZAÇÃO!

Ter um Power BI Premium não quer dizer que eu não precise mais de usuários PRO, esses sempre serão necessários para CRIAÇÃO e PUBLICAÇÃO de Relatórios, mas não mais para somente a visualização.

Outros benefícios de uma Licença Premium:

- Mais Atualizações Diárias (até 48 no agendador mas é possível ter atualizações ilimitadas)
- Uso de Relatórios Paginados do Construtor de Relatórios do PBI
- DataSets maiores a 1GB (limitados hoje a 10GB o que deve mudar logo em breve)
- Uso de AI e Auto ML no DataFlows (Conheça mais sobre DataFlows)
- Entidades Computadas e Linked Entities no Dataflows (depois falo mais disso).
- Atualização incremental também dos DataFlows.
- Maior processamento e tamanho ilimitado do Workspace com capacidade Atribuída (limitado ao tamanho em GB da capacity contratada).
- Licença do Power BI Report Server (Não sabe o que é? vai aqui)
- É possível conectar-se ao Dataset do Power BI utilizando XMLA e reutilizar os dados para outras plataformas e inclusive fazer inserção e alteração do modelo.
- Refresh Automatico (Atualização de Outubro de 2019) de Relatórios em DirectQuery com mínimo de 1 segundo, na versão pró isso só é possível a cada 30 minutos (O Administrador da capacity pode alterar o tempo mínimo para mais de 1 segundo)
- Deployment Pipelines que te dão a possibilidade de criar Workspaces em uma esteira de produção (desenvolvimento, teste e Produção) podendo alterar inclusive em cada um desses estágios as fontes de dados sem a necessidade de uso de Parâmetros. (Hoje isso ainda está em versão de testes mas funcionando muito bem).

No Power BI Premium você pode criar Capacidades com VCores diferentes e atribui-las a Workspaces que terão cargas de trabalho ou necessidade de disponibilidades diferentes. Isso é bem cool mas pode ser uma dor de cabeça se não for bem administrado.

Algumas pessoas podem fazer a seguinte observação:

"Meu report está mais lento quando o Workspace foi movido para uma capacidade premium"

Sim isso pode ocorrer se a sua capacidade estiver sobrecarregada(muitos acessos simultaneos a muitos workspaces diferentes com muitas atualizações agendadas em momento de intenso uso), em outro momento vou abordar mais sobre esse assunto.

E o Power BI Embedded????


Embora carregue o nome "Power BI" esse cara não é um licenciamento do Power BI (todos os licenciamentos do Power BI são gerenciados no Portal do Office365), é uma Plataforma como Serviço (PaaS) da Azure, diferente do Power BI Premium, Pro e Free, que é um SaaS.

O Licenciamento do Power BI Embedded diferente do Power BI Pro e Premium é pago conforme Uso (disponibilidade do sistema) e não uma taxa mensal como nos dois últimos.

Ele permite adicionar a engenharia do Power BI a uma aplicação própria através das API REST do Power BI.

Assim como o Power BI Premium você pode adquirir "Nós" de capacidade e também pode conceder capacidade Premium a um Workspace do Power BI Serviço.

No Power BI Embedded também é possível utilizar alguns benefícios do Premium de acordo com o nó utilizado, no Nó 3 por exemplo é possível utilizar AI e Auto ML no DataFlows e no Nó 4 é possível usar Relatório Paginado. Algumas opções como Atualização Incremental e 48 refresh diários(agendados e ilimitados via API) já estão disponíveis no Nó 1 (embora eu não aconselhe).

OBS - Independente do tamanho do nó do Power BI embedded ele não vai te dar permissão para compartilhamento de Workspaces ou Apps do Workspace com usuários free.

A microsoft inclusive sugere que antes de adquirir uma Capacidade Premium seja feito testes com um Nó do Power BI embedded equivalente conforme lista abaixo:




E se você tem mais alguma sugestão do que pode fazer a mais em cada uma das licenças deixa ai nos comentários e vamos adicionando mais informações a esse pequeno Guia.

Grande abraço e até a próxima.

Atualizado em 24/06/2020



Comentários

  1. Topppppppppppppp!!! Parabénss. Bem esclarecedor mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Otimo artigo muito bem explicado !!!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde ! Rafael, sou Contabilista também ! Tenho 64 anos, comecei e acompanhei a evolução da Informatica desde os idos de 1980 ! Cheguei a programar em Cobol,rs. Trabalhei numa Empresa de Processamento de Dados,mas tive que volta a Administração e Contábil, por convite,rss. Bem estou numa luta com a MS, porque sou assinante do OFIICE365 omo PF e estou usando o PBI, mas não consigo mudar para modulo Service, porque da um erro de identidade, apesar de ter e-mail corporativo. Parabéns pelo Empenho e dedicação.

    ResponderExcluir
  4. Otimo artigo! Uma dúvida... podemos dizer entao que ao adquirir o Power Bi Embeded teríamos a possibilidade de um contrato de recursos mais suscetível de personalização para meu projeto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida o Power BI Embedded é um serviço que realmente pode ajudar a reduzir custos e da mais flexibilidade ao projeto.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

Power BI - DAX - Canivete Suiço dos Valores Acumulados

Com certeza você já deve ter quebrado bastante cabeça quando precisou calcular valores acumulados dentro do Mês, Semana, Ano, periodo específico nao é? Então nesse vídeo mostro 9 medidas de calculos de valores acumulados ao longo de varios tipos de periodos diferentes.

[Power BI] Lista do SharePoint não é Banco de Dados, OK?

Olá viciados em SharePoint e outras coisas mais que são impronunciáveis a essa hora, tudo bem? Bem se você já conhece esse blog sabe que sou apaixonado por tecnologias Microsoft e com o SharePoint não poderia ser diferente, MAS... aí vem o grande MAS... não usem listas do SharePoint como Banco de Dados, porque as consultas a esse tipo de fonte são extremamente lentas e ineficientes seja no nosso Projeto no Power BI ou para qualquer outra coisa que você queira fazer que precise utilizar esses dados. Então vamos lá, para nossa demonstração pra não ficar só no meu PAPO! Para nossa demonstração eu criei três Fluxos de Dados (DataFlows) no Power BI Web utilizando 3 fontes de dados que possuem os mesmo dados, uma tabela de duas colunas e mais de 200 mil linhas, no Excel, SharePoint e Azure SQL Server. Criei uma única entidade em cada Fluxo de Dados para que pudéssemos avaliar o tempo de atualização de cada uma das Fontes. Conectei meu Power BI Desktop a esses Data Flows para qu