Pular para o conteúdo principal

Power BI - NÃO EDITE seus Modelos do Power BI na Nuvem.

Power BI - Colorindo os gráficos com base em uma medida.



Olá seus escritores de Power Query em Libras, tudo bem? (sim eu sei que forcei...)

Vamos aqui rapidinho, porque eu não tenho tempo livre de vocês pra ta lendo um blog como esse, mostrar uma dúvida de um colega num dos grupos de Whatsapp.

Ele queria fazer uma formatação condicional de cores de um grafico de Barras. No caso específico ele queria as barras que tivessem os 10 maiores valores fossem azuis e as demais vermelhas.

Bem eu já mostrei a algum tempo atrás la no canal do Youtube, vai logo lá se inscrever CLICA AQUI, um vídeo que mostrava como criar uma formatação condicional (cores de fundo ou do texto) em uma tabela ou matriz com base em uma outra coluna ou com base em uma MEDIDA.

Acontece que isso fez tanto sucesso que a Microsoft na penúltima atualização (Novembro/2018) trouxe essa feature para os demais visuais permitindo agora saturar as cores de visuais de barra, coluna, mapa e etc com base em outra coluna ou numa medida.

Então vamos lá ao nosso exemplo

Criei um modelo com nome de pessoas e atribuí um valor qualquer a esses animais. Vamos querer criar um gráfico de barras que até o 5º maior valor fique na cor azul e os demais na cor vermelha ok?


Vamos então criar um gráfico de barras que no eixo X terá a coluna "Pessoa" e no valor a coluna "Valor"

E agora Rafael como colorir?

Easy garotinho...

Como eu ja falei para vocês la em cima, a titia MS nos deu o poder de formatar as cores desses valores  com base em uma medida. Então me responda qual a função DAX eu uso para criar uma "ordem" numeral com base nos valores?

RANKX !!!!!!!!

Vamos então criar um Ranking molezinha sem grandes dificuldades, bem 1º ano do primário.
Rank = 
RANKX(ALL(fDados);
      CALCULATE(SUM(fDados[Valor]));;
      DESC;
      Skip)
Essa Medida RANK cria um Ranking numerando de 1 à Quantidade de itens da fDados, com base na Soma da coluna Valor na ordem decrescente, ou seja quem tiver maior valor vai ganhar número 1, o segundo maior número 2 e assim por diante.

Se eu jogar esse Rank la naquela primeira tabelinha que mostrei pra vocês com os dados vai me trazer o seguinte resultado.
Como você pode ver o Juliano que tem o maior valor atribuído ficou no Rank 1, Ruy segundo maior valor, ficou no Rank 2.

Então agora só formatar nosso gráfico de barras selecionando ele, indo lá no rolinho de formato, cores dos dados e clicar em Controles Avançados.




Vai abrir uma caixa de diálogo e a primeira coisa que tem lá é opção de escolher "Formatar Por" e Valos Escolher "Regras", vai mudar a tela e irá aparecer "Com base no Campo" e escolhemos a medida criada chamada "Rank"



Muito bem, você vai ver então que existem agora as opções de "Regras", ou seja, como queremos que com base no Resultado de Rank sejam coloridas nossas barras.

Eu quero então que se no meu Rank estiver menor ou igual a 5 (ou seja, até o quinto maior valor) ele pinte a barra de Azul, caso contrário pinte de vermelho.

Agora só preencher as Regras,

Primeira:

Se o valor é maior que ou igual a Mínimo e é menor que ou igual a 5 então "Azul"

Segunda:

Se o valor é maior que 5 e é menor que ou igual a Máximo então "Vermelho"

Para aparecer as palavras Mínimo e Máximo basta que você apague o zero que o sistema coloca automaticamente no campo de valor.

Esses campos de valores SOMENTE ACEITAM NÚMERO.



Pode dar OK e seus dados estarão lindamente coloridos da forma como você pediu ao papai noel.


E por hoje é só pessoal, bons estudos e até a próxima.






Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, é possível colocar legenda em um ponto especifico do gráfico? Por exemplo, eu quero destacar, colocando a legenda apenas no ponto com a minha maior venda e demais valores eu não irei indicar o valor. é possível fazer isso no powerbi?

    ResponderExcluir
  3. Não menospreze as pessoas, isso é ridículo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi??? Onde eu menosprezei alguém macho vei? Se incomodou com as brincadeiras do Post? Se for isso é fácil, só não acessar mais, tem muita gente fazendo bom conteúdos por aí e você pode lê-los ou assisti-los, ou que tal também começar a fazer algo pela comunidade e criar também conteúdo? Grande abraço e deixa de sisudez a vida é pra ser curtida, eu sempre brinquei e sempre vou brincar nos meus posts.

      Excluir
  4. olá. sabe como fazer o mesmo passo na versao de dez do power bi ? Não tem essa opção de controles avançados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao lado da COR padrão você passa o mouse vão aparecer 3 pontinhos clica lá.

      Excluir
    2. o meu não aparece esses 3 pontinhos, será que precisa habilitar algum recurso?

      Excluir
  5. Olá. Eu tenho um gráfico onde não aparece a opção de formatação condicional. Eu tentei fazer ele só add as colunas da minha tabela e depois tentei transformando a soma dessas colunas em medidas. Tem ideia do que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Tem como fazer isso de forma menos manual, preferencialmente usando a paleta de cores definida por um template adicionado em .json?

    ResponderExcluir
  7. olá. Gostaria que os valores da formatação fossem dinâmicos (campos da tabela) e não n´meros estáticos como vc colocou. Se for > campo1 então verde, senaõ se for <= campo1 e > campo 2 amarelo, senão se for menor campo2 vermelho. é possivel?

    ResponderExcluir
  8. No caso você utilizou um valor fixo como condicional (5), seria possível trocar esse valor (5) por alguma medida calculada?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem

[Power BI] Você está com erro nas suas funções DAX que até ontem funcionavam?

Hoje você acordou abriu seu Power BI tentou criar uma nova medida e está dando um erro chato como esse abaixo A sintaxe de ";" está incorreta ou até mesmo o Muitos argumentos foram passados para a função Bem não precisa se preocupar porque você não desaprendeu Power BI, a sintaxe deve estar correta, mas correta para o Padrão que usamos aqui no Brasil com o ; (ponto e virgula) como separador de lista e a ,  (vírgula) como separador de decimal. Na versão de Maio de 2020 o Power BI Desktop jogou como padrão para todos não mais o padrão regional da sua máquina mas o padrão internacional do DAX usando , (vírgula) como separador de lista e . (ponto) como separador de decimal. Sendo assim se você quiser continuar usando o padrão da máquina tem que alterar a opção indo em Arquivo Opções e Configurações e depois Opções Na caixinha que é aberta vá em Configurações Regionais na área Global E altere a opção que está  Recomendado  para  Usar separador do DAX Localizado Vai ser solicita

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas