Pular para o conteúdo principal

Power BI ERROR - O modelo não tem uma expressão nomeada chamada ...

Power BI - Colorindo os gráficos com base em uma medida.



Olá seus escritores de Power Query em Libras, tudo bem? (sim eu sei que forcei...)

Vamos aqui rapidinho, porque eu não tenho tempo livre de vocês pra ta lendo um blog como esse, mostrar uma dúvida de um colega num dos grupos de Whatsapp.

Ele queria fazer uma formatação condicional de cores de um grafico de Barras. No caso específico ele queria as barras que tivessem os 10 maiores valores fossem azuis e as demais vermelhas.

Bem eu já mostrei a algum tempo atrás la no canal do Youtube, vai logo lá se inscrever CLICA AQUI, um vídeo que mostrava como criar uma formatação condicional (cores de fundo ou do texto) em uma tabela ou matriz com base em uma outra coluna ou com base em uma MEDIDA.

Acontece que isso fez tanto sucesso que a Microsoft na penúltima atualização (Novembro/2018) trouxe essa feature para os demais visuais permitindo agora saturar as cores de visuais de barra, coluna, mapa e etc com base em outra coluna ou numa medida.

Então vamos lá ao nosso exemplo

Criei um modelo com nome de pessoas e atribuí um valor qualquer a esses animais. Vamos querer criar um gráfico de barras que até o 5º maior valor fique na cor azul e os demais na cor vermelha ok?


Vamos então criar um gráfico de barras que no eixo X terá a coluna "Pessoa" e no valor a coluna "Valor"

E agora Rafael como colorir?

Easy garotinho...

Como eu ja falei para vocês la em cima, a titia MS nos deu o poder de formatar as cores desses valores  com base em uma medida. Então me responda qual a função DAX eu uso para criar uma "ordem" numeral com base nos valores?

RANKX !!!!!!!!

Vamos então criar um Ranking molezinha sem grandes dificuldades, bem 1º ano do primário.
Rank = 
RANKX(ALL(fDados);
      CALCULATE(SUM(fDados[Valor]));;
      DESC;
      Skip)
Essa Medida RANK cria um Ranking numerando de 1 à Quantidade de itens da fDados, com base na Soma da coluna Valor na ordem decrescente, ou seja quem tiver maior valor vai ganhar número 1, o segundo maior número 2 e assim por diante.

Se eu jogar esse Rank la naquela primeira tabelinha que mostrei pra vocês com os dados vai me trazer o seguinte resultado.
Como você pode ver o Juliano que tem o maior valor atribuído ficou no Rank 1, Ruy segundo maior valor, ficou no Rank 2.

Então agora só formatar nosso gráfico de barras selecionando ele, indo lá no rolinho de formato, cores dos dados e clicar em Controles Avançados.




Vai abrir uma caixa de diálogo e a primeira coisa que tem lá é opção de escolher "Formatar Por" e Valos Escolher "Regras", vai mudar a tela e irá aparecer "Com base no Campo" e escolhemos a medida criada chamada "Rank"



Muito bem, você vai ver então que existem agora as opções de "Regras", ou seja, como queremos que com base no Resultado de Rank sejam coloridas nossas barras.

Eu quero então que se no meu Rank estiver menor ou igual a 5 (ou seja, até o quinto maior valor) ele pinte a barra de Azul, caso contrário pinte de vermelho.

Agora só preencher as Regras,

Primeira:

Se o valor é maior que ou igual a Mínimo e é menor que ou igual a 5 então "Azul"

Segunda:

Se o valor é maior que 5 e é menor que ou igual a Máximo então "Vermelho"

Para aparecer as palavras Mínimo e Máximo basta que você apague o zero que o sistema coloca automaticamente no campo de valor.

Esses campos de valores SOMENTE ACEITAM NÚMERO.



Pode dar OK e seus dados estarão lindamente coloridos da forma como você pediu ao papai noel.


E por hoje é só pessoal, bons estudos e até a próxima.






Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, é possível colocar legenda em um ponto especifico do gráfico? Por exemplo, eu quero destacar, colocando a legenda apenas no ponto com a minha maior venda e demais valores eu não irei indicar o valor. é possível fazer isso no powerbi?

    ResponderExcluir
  3. Não menospreze as pessoas, isso é ridículo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi??? Onde eu menosprezei alguém macho vei? Se incomodou com as brincadeiras do Post? Se for isso é fácil, só não acessar mais, tem muita gente fazendo bom conteúdos por aí e você pode lê-los ou assisti-los, ou que tal também começar a fazer algo pela comunidade e criar também conteúdo? Grande abraço e deixa de sisudez a vida é pra ser curtida, eu sempre brinquei e sempre vou brincar nos meus posts.

      Excluir
  4. olá. sabe como fazer o mesmo passo na versao de dez do power bi ? Não tem essa opção de controles avançados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao lado da COR padrão você passa o mouse vão aparecer 3 pontinhos clica lá.

      Excluir
  5. Olá. Eu tenho um gráfico onde não aparece a opção de formatação condicional. Eu tentei fazer ele só add as colunas da minha tabela e depois tentei transformando a soma dessas colunas em medidas. Tem ideia do que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Tem como fazer isso de forma menos manual, preferencialmente usando a paleta de cores definida por um template adicionado em .json?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

[Links Públicos do Power BI] Você ainda os utiliza? Bem... cuidado...

O título pode parecer um pouco "sensacionalista" mas não era a intenção, ou talvez era sei lá... mas o fato é que Links públicos ainda são MUITO utilizados não só para o seu uso devido que é o compartilhamento de informações que são de fato públicas, para criação de portfólio e etc, essas são excelentes formas de utilizar esse cara.

Mas o problema vem quando utilizamos links públicos para compartilhamento de informações ou sigilosas da empresa o que pode levar à sua demissão ou informações sensíveis de terceiros que por padrão NEM DEVERIAM ESTAR NO SEU RELATÓRIO, por conta da nossa querida LGPD que uma hora ou outra entrará em vigor.

E se você quer uma consultoria em Power BI e a Melhor do Brasil em POWER BI EMBEDDED "chama nois" em [email protected]

Então temos o velho argumento, se eu não compartilhar com ninguém ou só compartilhar com pessoas da minha empresa e pedir para não compartilhar com ninguém (você é bem ingênuo né?) não tem como vazar.

Será????
Sim pode …

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/ e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/ , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse vídeo antes de seguir l…

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX

Olá moçada tudo bem?
Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso).
Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX.
Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português).
Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro.
Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel)




Nossos objetivos serão:
- Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com valor de venda igual a R$ 1Mi. - Encontrar qual o veículo ve…