Pular para o conteúdo principal

[Power BI Like a Pro] Compartilhando AUTOMATICAMENTE relatórios com novos usuários da sua equipe.

Power Query - Dicas para quem deseja começar.



Olá seus cupins de Power BI tudo bem?

Esse texto hoje é dando algumas dicas de como você pode começar seus estudos em Power Query e conseguir tirar o melhor proveito em menos tempo de estudo.

Se você ainda não leu, tenho um texto que falo sobre 5 dicas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado, que te dá algumas dicas importantes sobre uso do Power Query se não leu vale a pena dar uma lida.

Sem enrolação vamos lá falar sobre alguns passos e alguns detalhes para te ajudar a evoluir rapidamente no teu conhecimento.

1) Não pense em decorar nada:


Você não precisa decorar funções com o tempo você vai naturalmente aprender as funções mais usadas e isso será absolutamente natural.

2) No lugar de decorar entenda a lógica:


A nomenclatura das funções do Power Query segue uma lógica muito simples de entender. Todas as funções iniciam com o tipo de dados e depois o que você deseja fazer com aquele dado, quase que em linguagem natural. 

Se eu quero selecionar apenas algumas colunas em uma tabela, eu penso da seguinte forma...

"Qual tipo de dado eu quero alterar? " - R. Tabela ( Table )
"O que eu quero fazer com esse dado? " - R. Selecionar Colunas. ( Select Columns)


Então adivinha qual função eu vou utilizar?

Table.SelectColumns()

Sempre iniciando a primeira letra de cada palavra em Maiúsculo e separando a Ação do Objeto com um PONTO!

Vamos a outro exemplo:

Quero as três últimas letras de um texto.

"Qual tipo de dado eu quero alterar?" - R. Texto ( Text )
"O que eu quero fazer com esse dado?" R. Pegar 3 letras começando do fim  ( End )

Text.End()

3) Entendeu a lógica básica? Agora use a documentação para encontrar a função que você precisa.


A documentação oficial do Power Query você pode encontrar de várias formas.

Site Oficial:


https://docs.microsoft.com/en-us/powerquery-m/power-query-m-reference

Função #shared:

Você pode criar uma consulta nula digitar " = #shared " (sem as aspas por favor) e dar Enter que aparecerão todas as funções disponíveis em uma lista dentro do Power Query.

Digitando o Nome da Função:

Também em uma consulta nula você pode digitar o nome da função como " = Text.Combine " e o power query vai te dar tudo sobre aquela função inclusive com a possibilidade de você invoca-la alí mesmo.


E por hoje é só pessoal, espero que essas pequenas dicas possam ser úteis aos Srs. e possam levar a um bom início no estudo do Power Query.

Não deixem de seguir meu canal no You Tube lá tambem tem algumas dicas sobre Power Query.


Grande Abraço e até a próxima.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado.

5 coisas no Power Query que talvez nunca tenham te explicado ou mostrado. O Power Query   é o editor de consultas utilizado tanto no PowerBI   quanto no Excel (em algumas versões) e que tem enorme poder de transformação dos dados importados de fontes diversas, sejam elas estruturadas ou não. Usuários menos experientes utilizam o  Power Query  apenas com cliques nos elementos do MENU, o que sim pode ajudar bastante, mas entender as funções e detalhes que estão por trás desses cliques podem enriquecer o seu  ETL , resolver problemas que nunca seriam feitos com o simples uso dos botões e te ajudarão numa certificação Microsoft. 1 - Sabendo o que está acontecendo: Uma das coisas principais e essenciais no uso do  Power Query  é que, mesmo utilizando os botões no Menu, você consegue identificar que funções estão sendo utilizadas. Vou mostrar isso de duas formas: Barra de Formulas - Dessa forma você pode acompanhar na barra de formulas

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va

[Power BI] O totalizador da minha Tabela ou Matriz "NÃO BATE" e agora?

Olá amantes de visuais de tabela e matriz no Power BI, tudo bem? Hoje vamos falar de um caso que vejo bastante nos grupos do Power BI. “O calculo na linha está batendo mas no total não e agora?” Mas antes de iniciarmos, que tal deixar aquela sua inscrição marota no meu canal no youtube que está recheado de vídeos legais, vai lá seu pão duro de like youtube.com/rafaelmendonca Agora que você já aliviou sua pão-durice você merece conteúdo .... kkkkkkkk Vamos lá, temos então a seguinte tabela gerada no meu conjunto de dados Essa tabela possui uma lista de vendas realizadas por dois vendedores com o numero da ordem da venda, um valor unitário e uma quantidade de itens em cada venda. O que queremos é bem simples meu jovem, calcular o valor total de cada venda e ter um total de todas as vendas... Aí você muito garotão usa a seguinte expressão DAX: E depois joga isso numa tabela. Lindo neh??? Mas o totalizador trouxe um valor que não tem