Pular para o conteúdo principal

PBI Pilot – Teste grátis sem custos um assistente de IA para o seu Power BI

Power BI - Criando Ranking sem Repetições


Bom dia, Boa tarde e Boa noite, viciados em Power BI de todo Brasil.

Vamos falar de Ranking?


Se você já criou um ranking já se deparou com situações em que a expressão a ser ranqueada se repete e o que acontece? puff... o Power BI dá a todos o mesmo Rank.

Isso as vezes pode te prejudicar se estiver tentando fazer um Gráfico de Pareto e vocês vão ver o porquê.

Conhece meu canal no youtube? Nããããão?????

...que absurdo...

então vai lá no youtube e se inscreve, já que tu ta de bobeira mesmo para ler esse artigo.
CLICA AQUI!

"Letra 'a' VAMOS COMEÇAR... "


Tenho então duas tabelas fVendas, que tem os valores de vendas em um período X por cada vendedor e uma tabela dVendedores que tem o cadastro dos meus vendedores com um relacionamento entre elas na coluna [Vendedor].



Inserimos um visual de tabela dVendedores[Vendedor] numa coluna e fVendas[Vendas] na segunda coluna e um Rank do jeito "padrão" de fazer e novamente nenhum segredo para vocês doutores do ABC em Power BI.


Vamos então criar as duas colunas que faltam para nosso Pareto, vendas acumuladas de acordo com o Ranking e % de vendas Acumuladas.. (Se você não sabe o que é Pareto clica AQUI e veja o vídeo do Planilheiros).

Faremos elas utilizando as seguintes funções:
Venda Acumulada =
CALCULATE (
    SUM ( fVendas[Vendas] );
    TOPN ( [Rank]; ALL ( dVendedores[Vendedor] ); [Rank]; ASC )
)


% Acumulado =
[Venda Acumulada] / CALCULATE ( SUM ( fVendas[Vendas] )ALL ( fVendas ) )

Temos então os problemas.... Quando você verifica as duas primeiras vendedoras, ambas tiveram o mesmo valor de venda R$ 2.600,00, e então o RANKX classifica ambas com o mesmo RANK ( 1 ) e como consequência temos então que na Venda Acumulada e % Acumulados tenhamos valores iguais para as duas. 

Queremos então criar um Rank em que meus vendedores sempre tenham valores exclusivos e assim resolveremos toda essa problemática.

Para esse exemplo eu vou considerar como fator de "desempate" simplesmente a ordem alfabética dos nomes. No nosso novo Rank então Camila Será 1 e Fernanda Será 2.

Como fazer isso? Mais simples do que você pode imaginar.

Vamos em "Editar Consultas" e lá no Power Query editar a tabela dVendedores.

Se queremos que nossa sequência seja por ordem alfabética vamos então colocar nossos vendedores em ordem alfabética....MASSSSSSS... não de A para Z mas de Z para A, ou seja na ordem decrescente.



Feito isso adiciona aí uma Coluna Índice iniciando em 1 mizifío...

Adicionou? Beleza vamo simbora...

Agora vamos fazer uma macacada que é o pulo do gato - quanto bicho numa só frase...

Pense bem... se eu tenho dois vendedores com mesmo valor de venda qualquer milésimo de centavo a mais na sua venda faria ele ficar à frente do outro, concorda?

Então olha o que temos agora na nossa coluna...

Como antes de inserir o índice, ordenamos nossos vendedores em ordem alfabética decrescente, a Camila tem um Índice de número 11 e a Fernanda de número 8.

Bem podemos utilizar esse índice então para desempatar? Porque não?

Como o valor de índice é um inteiro e nossas vendas são decimais é ideal quer para usa-los para como desempate no que vamos fazer a seguir, dividamos esse valor por algum numero bem alto, para que tenhamos como resultado um decimal tão ridiculamente pequeno que não fará diferença quando "somado".

Então garotinho, seleciona a coluna "Índice" vai na guia Tranformar>Padrão>Dividir e coloca um numero bem grande como 1.000.000.

'Fechar e aplicar" e vamos fazer a magia acontecer.

Na nossa medida de RANK que antes no segundo argumento somente tinha  a CALCULATE(sum(fVendas[Vendas)), vamos alterar para CALCULATE(sum(fVendas[Vendas])+sum(dVendedores[Índice]))

Ou seja vamos rankear não somente pelo valor da venda, mas pelo valor da venda somando aquele decimal picototinho que está la na coluna índice.

Ficará assim nossa nova RANKX

Rank =
RANKX (
    ALL ( dVendedores );
    CALCULATE ( SUM ( fVendas[Vendas] ) + SUM ( dVendedores[Índice] ) );
    ;
    DESC
)

E com esse ajuste temos nossa tabela com valores exclusivos de Rank.


E agora podemos montar nosso belíssimo Gráfico de Pareto:



Esse conceito de criar novas colunas para ordenar pode ser aplicado de outras formas, use sua imaginação.


Grande abraço e até a próxima.


Comentários

  1. Parabéns Rafael! Sua dica me ajudou bastante. Vlw!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, obrigado Rafael, foram 2 semanas de pesquisa, tive que adaptar minha ETL pois minha dimensão era virtual ai não conseguia colocar o Indice, mais após fazer ela virar uma "Tabela física" consegui aplicar com facilidade sua técnica.

    ResponderExcluir
  3. Queria saber como posso fazer para congelar colunas nas tabelas assim como o excell fazes em congelar painéis, pois tenho um acompanhamento diário, onde cada coluna é um dia do mês, então quando vou olhar o total no final da coluna, a primeira coluna com o nome dos vendedores some. Se eu for para a matriz, a mesma não permite ranking de vendedores.

    ResponderExcluir
  4. kkkkk, divertido seus textos...kkkkk...Ótimas dicas! Já te sigo no youtube . Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Rafael,
    Boa noite!
    Tudo bem?

    Me ajudou muito com esta explicação, para eliminar os repetidos no Rank, obrigado.

    Mas tenho uma dúvida... é possível obter o mesmo resultado, sem criar uma coluna física de índice? Apenas usando medida DAX.

    Juro que tentei de todas as formas, mas não obtive sucessso, estou curioso em saber se é possível.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Sensacional! Muito obrigado por compartilhar. Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Meu Rank ficou correto, mas o resultado das minhas vendas no acumulado se repete.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Traduzindo” formulas do Excel para DAX.

Como utilizar algumas formulas bem conhecidas no EXCEL em DAX Olá moçada tudo bem? Todos sabemos que muitos dos usuários de Excel tem dificuldade de migrar ou utilizar o Power BI, muito pela dificuldade de entender a forma de calcular do DAX e os contextos de linha e de filtro, bem como por já estar acostumado com as formulas no Excel, chegando a procurar um SOMASE (SUMIF) quando quer escrever uma nova medida em DAX (eu fiz isso). Queria então conversar hoje com esse público e te mostrar como traduzir o que você pensa em EXCEL para DAX. Iremos brincar então com as seguintes formulas em Excel (versão português). Somase, Somases, Procv, Cont.se, Cont.ses, Pgto, Concat, Texto, Esquerda, Direita e Seerro. Utilizaremos para nosso exemplo o modelo de dados abaixo (Power BI e Excel) Nossos objetivos serão: - Encontrar o total de Compras para veículos novos (ano de venda igual a 2018). - Encontrar o total de Compras para veículos novos e com va...

Como usar o Web.Contents do Power Query: guia completo

Como usar o Web.Contents do Power Query para acessar dados online O Power Query é uma ferramenta poderosa para obter, transformar e analisar dados de diferentes fontes. Uma dessas fontes é a web, que contém uma grande variedade de dados online que podem ser úteis para os seus projetos. Para acessar dados online a partir de uma URL, você pode usar a função Web.Contents do Power Query. Essa função retorna o conteúdo binário baixado da URL especificada e permite que você use opções adicionais para personalizar a sua consulta. Neste artigo, vamos mostrar como usar o Web.Contents para obter dados de diferentes tipos de arquivos online, como CSV, Excel ou JSON. Também vamos discutir as vantagens e desvantagens dessa função em comparação com outras funções do Power Query. O que é o Web.Contents? O Web.Contents é uma função do Power Query que permite acessar dados online a partir de uma URL. Você pode usar essa função para obter dados de diferentes fontes da web, como arquivos CSV, Excel, JSON...

Power BI - Atualização Incremental de Qualquer Tipo de Fonte de Dados!!!!

Sim eu não enlouqueci, na técnica que vamos apresentar que foi criada pelo Dustin Ryan aqui nesse artigo  https://sqldusty.com/2020/05/20/power-bi-incremental-refresh-with-web-api-data-source/  e também demonstrada pelo Gilbert da Fourmoo (adoro o símbolo da empresa kakakkaka) aqui nesse outro excelente artigo  https://www.fourmoo.com/2020/06/10/how-you-can-incrementally-refresh-any-power-bi-data-source-this-example-is-a-csv-file/  , permite que você faça atualização incremental para qualquer FUCKIN tipo de fonte de dados e isso é sensacional. MASSSSSSS... eu fui um pouco além e decidi mudar uma coisinha que pode fazer uma ENORME diferença, nos artigos citados acima é utilizada uma fonte do SQL Server (que claro poderia ser um Oracle, ou qualquer fonte que utilize query folding) já que QueryFolding é uma premissa necessária para a utilização da Atualização Incremental, como eu já falei pra vocês nesse vídeo aqui no canal Planilheiros Brasil e aconselho que veja esse...